28 dezembro 2006

Aos nossos assinantes no estrangeiro

Caro Assinante,
De acordo com um decreto-lei, o Porte Pago para o estrangeiro poderá ser suprimido já a partir de Janeiro próximo, o que vai fragilizar, ainda mais, a Imprensa Portuguesa.
Esta medida do Governo tornará inexistente o importante serviço público que a Imprensa Regional presta à difusão escrita da Língua Portuguesa, constituindo, também, um atentado ao desenvolvimento e consolidação da influência da Língua e Cultura Portuguesas no mundo, não só como veículo de educação e cultura, mas também de influência económica e estratégica.
A Imprensa Regional e os jornais dirigidos às Comunidades têm como missão a preservação da língua portuguesa no estrangeiro, pelo que os jornais criados nas Comunidades nunca poderão substituir as publicações regionais.
O fim da difusão da Imprensa Portuguesa junto das Comunidades (apesar da criação do Portal da Imprensa Portuguesa, cuja penetração inicial será sempre muito baixa, e que jamais se afirmará como alternativa ao conteúdo especifico dos jornais regionais), limita à rádio e televisão toda a responsabilidade de informação e opinião, indispensável para que os cidadãos portugueses ou de dupla nacionalidade, que desejem exercer o seu direito de voto, o façam em total liberdade e consciência e conhecimento das correntes de opinião influentes nas suas regiões de origem.
Não tendo sido o Governo sensível à importância que a Imprensa Regional assume enquanto único veiculo regular de leitura e divulgação da Língua Portuguesa, não nos resta outra solução, face às altíssimas tarifas de Correio Internacional, senão suspender o envio do nosso jornal para V. Exa. logo que esteja esgotado o valor da assinatura que nos pagou.
Pedimos que compreenda esta nossa decisão, que muito nos desagrada, mas o Governo Português não nos deixou outra alternativa.
PS: O valor de expedição dos 3,50 milhões de jornais por ano para as Comunidades Portuguesas é inferior à contribuição do Orçamento de Estado para a compra de direitos de transmissão de jogos de Futebol para a RTP Internacional.

Sem comentários: