21 dezembro 2006

Associação do Centro de Dia da Freguesia de Fátima promove:Natal em família




Os utentes da Associação do Centro de Dia da Freguesia de Fátima festejaram antecipadamente o Natal com os outros utentes e respectivas famílias.
Uma Consoada em que o tradicional bacalhau, batatas e couves foram o prato principal na companhia de filhos, netos e outros familiares.
Aos 38 utentes do Apoio domiciliário e aos 43 do Centro de dia, juntaram-se outras num total de 160 pessoas.
Já é uma tradição que se realiza há alguns anos, numa iniciativa do presidente da Assembleia geral já que, anteriormente, o convívio era apenas realizado para os idosos. O convívio foi animado por parte de um utente e do filho que levaram alguns dos presentes a um pé de dança.
No dia seguintes, os mais velhos e os meninos do ATL acabaram por, num momento festivo assinalar o Natal.
Números de 2006
Desde Outubro de 2006 que o Apoio domiciliário prestado por esta entidade funciona sete dias por semana. Assim, também aos fins de semana e feriados, as funcionárias do centro de dia entregam as refeições em casa a 16 pessoas. Em dez casos, a higiene pessoal é ainda feita.
Em Janeiro de 2007, a direcção do Centro de dia vai alargar o quadro de pessoal bem como adquirir uma carrinha para fazer face às necessidades sentidas pelas equipas de trabalho.
Além dos serviços atrás enumerados, os idosos da freguesia de Fátima dispõem de outros serviços como apoio para ir ao médico, farmácia ou outras necessidades urgentes. Tudo funciona graças ao espírito de solidariedade e de gratuidade que envolve a equipa que trabalha no Centro de Dia, dizem os responsáveis da instituição.

Desafios de 2007
Com a alteração na valência do apoio domiciliário de cinco para sete dias, a valência do centro de dia terá um novo horário funcionando de segunda a sexta-feira.
Aos utentes do centro de dia, a Associação centro de Dia da freguesia de Fátima pretende complementar este apoio à noite e fins de semana."o objectivo inicial desta proposta não se prende com a construção de um lar ou residência para a comunidade em geral, mas sim como resposta aos utentes".
Entre as actividades previstas para o próximo ano contam-se já no primeiro trimestre um jantar convívio.
Actualmente esta associação possui 48 pessoas na valência de Centro de dia, 43 no apoio domiciliário (5 dias por semana), 16 (7 dias por semana), 60 idosos no centro de convívios, 40 crianças no ATL (apoio total de almoço e ATL a três escolas: Boleiros, Amoreira e Maxieira.

Sem comentários: