21 dezembro 2006

Obras prontas antes das comemorações com abertura oficial para 1 de Janeiro de 2007: Igreja de Boleiros sofre trabalhos de remodelação



O interior da igreja de Boleiros está em obras. O espaço está a ser requalificado segundo um projecto do arquitecto Carlos Gonçalves e que visa oferecer aos fiéis melhores condições para os momentos de celebração e oração. Insere-se num projecto global de reaqualificação que envolve, também, a construção da casa mortuária e salas de catequese, salão e envolvente exterior.
A remodelação incide fundamentalmente no tecto (novo, com tratamento acústico), paredes (revestimento a placas de gesso cartonado e remoção de azulejos), transepto (criação de fachada forrada a mármore, deslocação do altar e recolocação do sacrário e da cruz), iluminação interior (nova, sistema de iluminação indirecta), som (nova instalação sonora completa desde colunas, mesa de mistura e amplificação), órgão litúrgico (novo) pavimento (conservação do piso em taco de azinho com afagamento e envernizamento), climatização (instalação de sistema de aquecimento central através de caldeira a gasóleo, radiadores de grandes dimensões no transepto e sacristia e ventilo-convectores na nave central da capela).
São mantidos inalterados alguns elementos como a cruz, o sacrário e ainda o arco em pedra existente, adiantou ao Notícias de Ourém, Nuno Oliveira, um dos elementos da Comissão da capela.
As imagens dos santos vão ter outra disposição e localização, conforme indicações precisas da Comissão de Arte e Património Cultural.
Enquanto as obras decorrem, a eucaristia dominical é celebrada no salão enquanto que, durante a semana é celebrada na casa mortuária. É aqui que está guardado o Santíssimo.
Os trabalhos tiveram início em Novembro e estarão concluídas até 30 de Dezembro de 2006. Mesmo a tempo do primeiro momento oficial das Comemorações do 4º Centenário do Culto a Santa Bárbara (400 anos da Capela de Boleiros).
As obras rondam os 120 mil euros, um valor que será custeado fundamentalmente pela comunidade, salienta aquele responsável. Além disso, estão a ser feitos" todos os esforços para obter apoios oficiais, institucionais e particulares. Neste sentido, a comunidade assumiu que fazer as obras significaria um esforço financeiro enorme, e um prazo de cerca de 5 anos em que as receitas de todas as iniciativas serão canalizadas para a liquidação das dívidas resultantes", esclarece.
Para já contam com um apoio do cidadão de Boleiros, Natálio Reis que ofereceu o novo órgão litúrgico.
As Comemorações do 4º Centenário do Culto a Santa Bárbara (400 anos da Capela de Boleiros) iniciam-se a 1 de Janeiro e terminam a 4 de Dezembro de 2007, Dia de Santa Bárbara. A abertura oficial ocorre no primeiro dia do ano pelas 11horas, no adro da capela de Boleiros, e incluirá o descerramento de uma lápide alusiva ao acontecimento.
A organização destas comemorações tem on line uma página com mais informações em WWW.boleiros400anos.org

Sem comentários: