28 dezembro 2006

Infância em perigo

Comissão de protecção de crianças e jovens do concelho de Ourém divulga trabalho de 2006

A Comissão de protecção de crianças e jovens do concelho de Ourém tem actualmente 62 processos activos..
O relatório referente ao ano de 2006 indica que foram efectuados 246 atendimentos.
Durante este ano foram sinalizados 54 processos. Os três meses em que mais ocorrências foram conhecidas foram Maio, com 14; Janeiro com 13 e Setembro com 10.
Durante os 12 meses foram arquivados 83 processos, dos quais 42 em Junho e 18 em Novembro. Para o tribunal foram transferidos sete casos, quatro dos quais em Outubro.
Registaram-se 39 casos de negligência e 7 por outros motivos. Os maus tratos físicos são apontados em seis casos e os maus tratos psicológicos em cinco casos. Dois menores foram expostos a comportamentos desviantes e foi registado um caso de abandono, outro de abandono escolar e um outro de abuso sexual.
Destes processos, nove das crianças têm cinco anos enquanto sete completaram três anos. Com sete e oito anos, apresentam-se respectivamente cinco casos em cada faixa etária.
Com quatro casos cada apresentam-se as faixas etárias de 0 anos, dois anos, nove anos, 11 anos e 12 anos. Apresentam-se dois casos com crianças com quatro, 10, 13, 14 e 15 anos. Com três casos estão jovens de 16 anos e é ainda conhecido um caso para a idade de um ano, 17 anos e 18 anos.
As medidas adoptadas pela Comissão foram o apoio junto dos pais, em 49 casos, o acolhimento institucional registou-se em nove processos e o apoio junto de outro familiar ocorreu em quatro situações. Sete casos foram transferidos para o tribunal.

Número de processo por freguesia:
Nª Sª da Piedade - 18
Fátima - 11
Nª Sª das Misericórdias - 8
Caxarias - 6
Urqueira - 5
Freixianda – 3
Alburitel – 3
Cercal - 2
Atouguia – 2
Rio de Couros – 1
Espite – 1
Casal dos Bernardos - 1
Ribeira do Fárrio, Formigais,
Matas - 0

Sem comentários: