11 janeiro 2007

Concerto de Magos junta duas bandas em palco


Duas bandas juntas em palco para um concerto único de Magos. Sob a batuta do maestro José Pedro Figueiredo, a Orquestra de Sopros de Ourém e a Banda de Música do Loureiro presentearam quase um milhar de pessoas com um programa variado.
O desafio de um concerto único partiu da direcção da AMBO, cujos grupos realizam o concerto de Magos, já que o maestro acumula a direcção dos dois grupos.
As bandas preparam, autonomamente, o programa a apresentar e, apenas com um ensaio conjunto realizado no próprio dia do concerto da parte da manhã, apresentaram-se em palco .
No espectáculo com duração superior a uma hora, teve destaque a peça D-Day, de Alex Poelman, que pretende homenagear os milhares de soldados aliados mortos no desembarque na Normandia durante a II Guerra Mundial. Uma peça, aliás que mereceu uma referência de agrado por parte do reitor do Santuário.
O espectáculo teve ainda uma função formadora já que o maestro, foi explicando algumas diferenças dos diferentes instrumentos em palco. Enquanto que alguns executantes iam tocando algumas notas para que o público identificasse o som produzido com o nome e formato do instrumental.
Monsenhor Luciano Guerra manifestou a sua alegria pelo concerto tendo felicitado o maestro. Dos jovens músicos, assinalou as horas gastas para estudar música e incentivou-os a crescer "na música e também na profissão". Aconselhou-os a escolher uma profissão com saídas profissionais e que lhes dê emprego e apelou a que "cresçam, também, em sociabilidade".

Sem comentários: