11 janeiro 2007

Olival: Dicas sobre nutrição e sexualidade para pais e encarregados de educação



"Um bom educador não deve deixar os seus alunos comerem tudo o que querem".
Regras sobre a alimentação, a actividade desportiva e alguns conselhos sobre educação sexual foram o mote de um colóquio realizado a 6 de Janeiro, no Olival.
Perante uma plateia de mais de cinco dezenas de pessoas,
Paulo Lopes, nutricionista aconselhou como boa prática uma refeição completa, equilibrada, variada.
Em particular, para as crianças, lembrou que o pequeno-almoço é fundamental pois favorece a concentração e o bom humor.
A fruta, o leite com pão ou cereais é a melhor opção. Mas a publicidade da televisão influencia e, muito, a opção dos pais que a pedido dos filhos optam por lhes fazer a vontade em vez de fazer a melhor opção, salienta o nutricionista.
Ninguém deve estar mais de quatro horas sem comer, algo que se for cumprido também melhorará o rendimento escolar.
Sopa, segundo, fruta, saladas e legumes não devem ser descurados da alimentação diária sendo que o prato principal deve ser alternado, de carne ou peixe. Fast food nem pensar.
Quanto ao lanche, chocolates, croissants, bolicaos, coca-cola, sumos não constam de alimentos aprovados para a merenda sendo de optar por um pão com leite.
Dicas sobre sexualidade
O enfermeiro Eduardo Santos aconselhou os pais e educadores a manterem, em matéria de educação sexual, uma baertura para falar sobre o assunto.
Informação adequada e liberdade de escolha são fundamentais bem como o entendimento de envolvimento efectivo na sexualidade.
Esta educação deve formar crianças e adolescentes para "tomar decisões responsáveis", a capacidade para recusar comportamentos não desejáveis bem como a capacidade de utilização e de prevenção de contágio, salientou.
O enfermeiro frisou ainda que não só a escola é formadora a par com a família mas que a educação sexual se faz hoje, em dia, também, nos grupos de amigos, através da televisão,cinema, revistas e até mesmo na publicidade que explora a imagem sexual para vender produtos.
Esta iniciativa para elucidar pais e encarregados de educação partiu do Clube do olival em colaboração com o Agrupamento de escolas local.

Sem comentários: