08 março 2007

Alunos do Ajefátima aprendem importância dos afectos




Duzentas e sessenta crianças de 11 salas de sete jardins de infância assistiram e participaram na história «Um milhão de beijinhos» contada por duas educadoras ao abrigo da iniciativa «Eu hoje visitei a biblioteca pública de Fátima» uma iniciativa do Agrupamento de jardins e escolas de Fátima integrada no âmbito do projecto educativo, «Eu cidadão, nós e os livros» do Plano nacional de leitura.
«Não se pode fazer barulho» na biblioteca explicava a professora aposentada, Teresa enquanto recebia os 17 alunos da sala nº 2 do jardim-de-infância da Cova da Iria na biblioteca, a 2 de Março.
Olhares atentos às explicações ouvidas sobre os cuidados a ter com os livros, o que se pode fazer na biblioteca como a requisição de livros, a leitura de jornais e revistas, visionamento de vídeos, serviço de fotocópias e utilização da internet.
«As histórias que vocês gostam de ouvir estão lá dentro (dos livros)», salientou a professora incentivando os meninos a «dizer ao pai, aos manos grandes para virem à biblioteca» requisitar um livro. E «até pode, ler-vos uma história».
«Vir à biblioteca e não mexer num livro não tem muito jeito, pois não? questionava a professora que encaminhou os meninos para o cantinho da leitura onde puderem assistir à dramatização do conto «Um milhão de beijinhos» baseado no livro, com o mesmo nome, de Elsa Lé.
Desde a última terça-feira que a história é outra. Chama-se "A menina do mar" e será contada também pelas educadoras Margarida Pereira e Cristina Gomes, desta feita aos meninos do primeiro ciclo do ensino básico. No total, até 26 de Março, último dia em que será contada esta história, passarão por aquele espaço 639 crianças de 35 salas de 13 estabelecimentos do primeiro ciclo.
Um milhão de beijinhos
A história saiu de uma caixa de fósforos gigante e revela um episódio da vida de Maria, uma menina que tinha tudo. Ate que um dia, perde tudo mas, a sua maior tristeza era o pai que era «muito duro». Apenas consegue mudar isso quando lhe oferece uma caixa de fósforos embrulhada num papel brilhante. Aparentemente vazia guardava um milhão de beijinhos colocados lá pela Maria.
Todos os meninos receberam uma pequena caixa de fósforos, com beijos para entregar aos pais. A cada menino foi ainda entregue um folheto com indicações sobre a biblioteca e um teste de leitor, para os pais.
Expectativas superadas
As expectativas do Agrupamento de Fátima foram superadas, salienta um elemento do Conselho Executivo, Maria José.
O "entusiasmo e a motivação" dos miúdos a viverem a emoção da história é visível nos desenhos que cada um faz desta visita à biblioteca.
Esta animação é temporária mas a docente salienta que "era óptimo ter a biblioteca escolar, animada, ao longo do ano".
Marcadores de livros
Os desenhos e frases a propósito do concurso "Eu leio. E você’", já chegaram ao Agrupamento devendo agora o júri reunir-se para escolher os cinco melhores trabalhos do pré-escolar e os dez melhores do primeiro ciclo.
Os melhores trabalhos serão editados em marcador de livro que serão distribuídos numa campanha de rua, na comemoração do Dia mundial do livro, 23 de Abril. Cada marcador terá um desenho e uma frase.

Sem comentários: