01 março 2007

Aprender a brincar


A LIXOTECA andou, durante o mês de Fevereiro, pelas Escolas de 1º Ciclo de Ensino Básico de Ourém
Suportada numa viatura de grandes dimensões decorada e transformada em Unidade Móvel de Sensibilização, este projecto possibilita “ O Glorioso Percurso à Lixoteca ”, sensibilizando e educando para a preservação do Meio Ambiente, e incentivando as crianças a uma postura de participação cívica. O seu interior repleto de suportes multimédia e actividades de exploração sensorial, que têm como objectivo captar atenções e provocar o envolvimento dos destinatários, permite a apreensão de conceitos e rotinas quotidianas do bom cidadão ecológico através da experimentação.
A abordagem a temáticas como a triagem na origem, a política dos 5 R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e responsabilizar), a recolha de resíduos volumosos (Monstros) e o acondicionamento e deposição de pequenos lixos e a ligação que se estabelece com os conteúdos curriculares associados às competências de Cidadania, proporciona momentos de verdadeira “realidade virtual” aos seus visitantes. Transmitindo a ideia base do projecto, ser um “bom produtor” de lixo é apenas uma das vertentes de aprendizagem das competências individuais que se pretende veicular através de uma acção pedagógica que remete para a exploração das práticas de Cidadania Activa e da auto e hetero-fiscalização, quer no plano Ambiental, quer nos planos da Prevenção Rodoviária e de aquisição de regras de comportamento social.
O projecto LIXOTECA foi desenvolvido pelo Grupo SUMA e conta já com cinco anos de actividade e itinerância por todo o território nacional, tendo visitado mais de 50 Municípios e proporcionado a 200 mil passageiros o contacto com os bons procedimentos cívicos e ambientais.
No interior da viatura, enquanto umas crianças desenvolvem jogos didácticos onde vão assimilando as boas práticas a ter com os lixos, outras enviam mensagens por e-mail ao presidente da Câmara alertando para algumas situações. São as eco-mensagens.
Às crianças é explicada a razão porque hoje há tantos lixo que não havia noutros tempos: a invenção do plástico e o seu uso intenso, na actualidade, é a grande causa.
No final, os pequenos recebem como missão para este ano, a de serem «polícias do ambiente», procurando alertar para as más práticas com que se forem deparando e sendo eles próprios, exemplos das boas práticas.

Sem comentários: