01 março 2007

«Contratem médicos para fazer as urgências»

A JS emitiu o comunicado que transcrevemos:
Em Outubro do ano passado, a JS Concelhia tomou posição face à “Proposta de Rede de Urgências”, que indica o Hospital de Abrantes como o detentor da Urgência Médico-Cirúrgica a servir as populações, que actualmente se dividem pelos Hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas. Manifestámo-nos contra!
No mesmo texto salientámos o esforço que tem sido desenvolvido pelos profissionais de saúde do concelho de Ourém, no Serviço de Atendimento Permanente, durante a noite.
Abordámos a questão do eventual encerramento do mesmo face à falta de médicos para a manutenção do SAP depois da meia-noite.
Desde Outubro, temos estranhado o silêncio reinante, só interrompido por algumas personalidades do concelho, em artigos de opinião publicados na imprensa concelhia.
Posições políticas dos partidos e restantes estruturas de juventude partidárias, não são conhecidas. A que se deve este silêncio político?
Agora que se coloca a questão do encerramento do SAP depois das 22h e até às 8h, voltamos a reiterar o nosso apoio aos médicos e profissionais de saúde que ao longo dos anos, no Centro de Saúde de Ourém, no Centro de Saúde de Fátima e nas extensões pelas freguesias, dão o seu melhor.
Voltamos a referir a necessidade de elucidar os responsáveis do Ministério da Saúde, das especificidades do Concelho de Ourém, face ao número de habitantes, dispersidade geográfica e população flutuante que Ourém enfrenta.
Estamos contra o encerramento do SAP entre as 22 e as 8h. Se os médicos de Ourém não podem fazer urgências, o Ministério da Saúde deve contratar médicos de outros hospitais, para fazerem as urgências nocturnas do nosso concelho.
Não precisamos de outros argumentos, ou soluções.
Contratem médicos para fazer as urgências, pelos superiores interesses e necessidades das populações do Concelho de Ourém.
Secretariado Concelhio da JS

Sem comentários: