01 março 2007

Festa do Vinho Novo com novidades

Na sua essência, a Festa do vinho Novo 2007, é semelhante à do ano passado. Contudo há algumas novidades. A primeira é que este ano já lá vai beber-se vinho Medieval devidamente certificado. Esta é pois, também, uma forma de o promover. Também pela primeira vez, vai haver um jantar do Medieval. Será no Centro de Negócios, na sexta-feira à noite, sujeito a inscrição prévia pelo valor de 12,5 euros. Este jantar terá acompanhamento musical pelo grupo de música medieval do Conservatório e pelo grupo de música da Ourearte. A ideia é a de degustar, para além do vinho medieval certificado, gastronomia tradicional da região, servida pelos restaurantes Paço do Conde (à boa maneira do Xico de Santo Amaro) e a Lousa do Coelho. Ainda durante este jantar está anunciada uma surpresa pelo Grupo de Teatro Apollo, de Peras Ruivas e termina com um baile ao som de um duo de acordeão e saxofone.
No sábado, a organização optou por manter «aquilo que tem corrido bem». Trata-se do passeio por vinhas e adegas, com visita turística ao concelho com paragem em algumas adegas. A novidade, aqui, este ano, é que os carros ficam estacionados e os seus condutores passam a ser conduzidos em autocarro. As razões para esta alteração são óbvias. Também para este passeio é necessário fazer inscrição prévia e o passeio termina junto ao Centro de Negócios onde funcionará o serviço de almoços dos dois restaurantes ali presentes.
Durante a Festa deste ano e à semelhança das anteriores, o preço de ingresso será a aquisição do copo para fazer as provas.
Quanto ao programa musical, mais uma vez se conta, sobretudo, com «prata da casa» e no sábado, previsto como o dia de maior afluência, a organização traz um nome nacional, Quinzinho de Portugal.
No domingo de manhã decorrem duas actividades em simultâneo. A prova de BTT «rota do vinho» que é organizada pelas associações dedicadas a esta modalidade e o 1º passeio do Medieval de Ourém em automóveis clássicos, organizado pela ClassicOurém – associação de automóveis e motos antigos e clássicos. Estes dois passeios visitam quintas para terminar depois também no Centro de Negócios, em almoço de confraternização.
Tal como nas edições anteriores, haverá um colóquio e entrega de diplomas vencedores do concurso de vinhos realizado no passado sábado. O final da tarde será preenchido com folclore com ranchos concelhios e a festa encerra com «Os Amigos da Farra».
De salientar ainda que este ano a Festa do Vinho Novo conta com uma organização diferente. Deixando de ser organizada directamente pela Câmara passa a sê-lo por uma comissão liderada pela Câmara sob a alçada do vereador Vítor Frazão. Integram ainda esta comissão, a DEDC - Divisão de Educação Desporto e Cultura, o Centro de Negócios, a Aciso e a Nersant.
Talvez por isso, a outra novidade deste ano é que os expositores pagam o espaço que ocupam. Isto porque, segundo a organização, o objectivo é o de que «estes eventos deixem de constituir um peso financeiro para a autarquia, passando a suportar-se a si mesmos».

Sem comentários: