29 março 2007

Fiéis da diocese desafiados a viver a vocação

Cento e cinquenta mil peregrinos participaram na 76ª peregrinação da diocese de Leiria-Fátima ao Santuário, a 25 de Março.
Os fiéis foram convidados pelo bispo D. António Marto a viverem a sua verdadeira vocação “seja ela o matrimónio, tão desacreditado pelos meios de comunicação social”, ou o sacerdócio, “neste momento em que sofremos a penúria das vocações sacerdotais”.
A alegria da vocação cristã, tema do projecto pastoral norteou a homilia do prelado da diocese de Leiria-Fátima que desafiou os fiéis a procurarem na sua vida”a verdadeira Primavera da vocação,
D. António Marto pediu ainda que, por intercessão de Nossa Senhora “o amor de Deus possa irradiar na multidão de jovens” e que “respondam com coragem e generosidade, Sim, ao chamamento de Deus”.
O prelado da diocese expressou ainda o seu desejo que os fiéis se dediquem “à vocação, à vida, ao amor, à comunhão fraterna, à missão”. Para contrariar os “desertos de hoje: da fome e da sede, do abandono, da solidão, da indiferença” num ambiente de “obscurantismo de Deus” e um “vazio das almas, sem sentido da vida e perda de referências morais”.
Foi a primeira vez que este bispo presidiu a esta peregrinação enquanto pastor de Leiria-Fátima, depois de ter entrado na diocese a 25 de Junho de 2006. Recorde-se que, desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições de Nossa Senhora, se realiza a peregrinação ao Santuário.

Sem comentários: