16 março 2007

SAP - Resultado da reunião com Governador Civil e presidente da ARS

Haviamo-nos comprometido a dar notícia do que fosse acontecendo.

Ontem, quinta-feira, há noite, decorreu uma reunião entre os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e o presidente da ARS e o Governador Civil.
Concluiram sobre aquilo que já se sabe há muito: só há um médico no Centro, com menos de 50 anos, o que dificulta a possibilidade de existência de um serviço permanente.
Por outro lado, reafirma-se o facto de ali não serem assistidas nem emergências nem sequer urgências básicas. Dizem que o único serviço que tem vindo a ser prestado é o das consultas que vai manter-se mas agora já não permanentemente. Repete-se a informação de que, em média são atendidas 9 pessoas por noite que, não se tratando, na maioria dos casos de urgências, poderão ali dirigir-se noutro horário.
Para já a unica alteração parece ser que em vez do serviço encerrar às 22h00 como estava previsto, nos próximos dias vai manter-se aberto até às 24h00.
David Catarino diz que foi alcançado o principal objectivo que era o do diálogo. Por isso vão decorrer reuniões entre responsáveis da saúde e da Câmara, prevendo-se que a primeira decorra já na próxima terça-feira.
Com estas reuniões pretende-se analizar a situação da saúde no concelho, através do tal diálogo defendido pelo presidente da autarquia, com o objectivo de, eventualmente, reforçar as consultas até à meia-noite e manter o serviço aberto à noite em determinadas épocas do ano, se isso for tido como necessário. Mas não há qualquer certeza de que isto aconteça.
O que quer dizer que o abaixo-assinado continua a circular mas, para já, parece não haver lugar a qualquer outro tipo de manifestação.

Sem comentários: