04 abril 2007

Comando do Destacamento da GNR em Ourém


O comando do destacamento de Tomar da GNR mudou-se de «armas e bagagens» para Ourém, durante a semana passada, como foi confirmado pela foto desta notícia que nos foi gentilmente cedida pelos colegas do jornal Cidade de Tomar.
O Notícias de Ourém confirmou esta situação junto do Major Mesquita Fernandes da Brigada Territorial nº 2 que explicou que mais do que as melhores condições de habitabilidade, em causa está a proximidade com Fátima cuja «situação operacional exigem muito maiores cuidados e maior proximidade» e não apenas uma ou duas vezes no ano, como muitas vezes se diz, mas durante todo o ano, em particular aos fins-de-semana.
Por isso, e contrariamente ao que se vai dizendo em Tomar, esta não será uma situação provisória já que as instruções do Comando Nacional da Guarda são claras quanto ao local onde deverá ficar sedeado o comando do destacamento.
O próprio comandante do destacamento, capitão Duarte da Graça, dizia ao nosso colega Templário, de Tomar, na semana passada que «Ourém não foi escolhida por ser menos ou mais importante ou por ter mais ou menos habitantes. A nós, o que nos interessa são os critérios operacionais, por forma a conseguirmos balancear o nosso esforço consoante as missões que temos nas nossas áreas de acção e que, neste momento são estes quatro concelhos e mais a área do Santuário de Fátima que por exemplo, a 13 de Maio, recebe cerca de 300 mil pessoas».
Com esta mudança da sede do comando, para Ourém vieram 40 efectivos da Guarda que continuam a assegurar serviços nos quatro concelhos da área do destacamento, a saber, Tomar, Ourém, Ferreira do Zêzere e Barquinha.
A mudança está a ser feita desde o dia 16 de Março, envolvendo a transferência do comando que consigo traz adjunto e secretaria e todas as outras equipas deverão ser transferidas. Para já ficam em Tomar os cães e os cavalos mas, essa sim, será uma situação provisória, já que, segundo o major Mesquita Fernandes, a reestruturação continua e também cães e cavalos deverão vir para Ourém, logo que se encontre uma solução para a sua instalação.

Câmara colaborante
O presidente da Câmara de Ourém disse ao NO que a Câmara está disponível para colaborar, dentro das suas possibilidades, para ajudar a criar condições para que, tal como se pretende, os cães possam vir para Ourém e os cavalos para Fátima. No que se refere aos primeiros, Catarino afirma a disponibilidade da autarquia em ceder terrenos junto ao quartel para a instalação. Já no que toca a Fátima, o autarca considera que é mais difícil que a solução seja encontrada junto da actual esquadra da PSP onde passará a funcionar o posto da GNR visto este estar situado em zona urbana mas, adianta Catarino, estão a ser procuradas soluções.
O presidente da Câmara de Ourém manifestou ainda a sua satisfação com esta mudança, considerando que «a GNR passa a ter uma grande responsabilidade com o patrulhamento de Fátima», pelo que entende que a mudança faz todo o sentido, destacando também o facto de, neste concelho, quer em Ourém, quer em Fátima, os guardas terem boas condições de habitabilidade.

«Dar uma melhor resposta aos cidadãos»
Entretanto, a Ourém, chegam as várias equipas que estão associadas aos Destacamentos Territoriais, como é o caso do SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, o núcleo Escola Segura ou as equipas de intervenção, de Patrulhamento e de Investigação Criminal continuando a sua área de acção a ser a de todo o destacamento.
Ao Templário, Duarte da Graça disse também que «o deslocamento de Tomar para Ourém tem a ver com uma componente operacional, em termos de um estudo que foi feito, de forma a dar uma melhor resposta aos cidadãos. Estando localizados em Ourém – segundo o estudo que nós temos – consegue-se chegar de uma forma mais eficiente a Ourém, Fátima, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere». Considerou que os objectivos da GNR são, assim, «atingidos de uma forma mais eficiente, mais rápida e com menos prejuízos para o cidadão. A GNR vai manter a sua componente territorial, a nível dos postos em Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém e Vila Nova da Barquinha, como estava até agora», pelo que «a nível dos postos vão-se manter o mesmo número de efectivos, não há quaisquer alterações».
Para o comandante do Destacamento, este deslocamento aconteceu também «porque acharam que a GNR pode vir a fazer um bom trabalho na área de Fátima o que para nós é uma honra, um privilégio e orgulho».

Sem comentários: