19 abril 2007

Da PSP para a GNR

Desde os primeiros minutos do dia 16 de Abril que a freguesia de Fátima é patrulhada pela Guarda Nacional Republicana. A assunção de responsabilidades deste novo posto da GNR, nas instalações da antiga esquadra da PSP de Fátima ocorreu poucos minutos antes da meia-noite.
A bandeira da cidade de Fátima foi entregue ao novo comandante de Posto, sargento Horácio Félix, recebida das mãos do comandante do Destacamento, capitão Duarte da Graça que, por sua vez a havia recebido das mãos do seu superior, Vítor Lucas. Foi simbolicamente feita a transferência de competências da PSP para GNR tendo sido assinaldo o trabalho desempenhado pela PSP.
A resolução do Conselho de ministros nº44/2007 que estabelece a redefinição de competências e áreas da responsabilidade das forças de segurança, atribuiu a área da freguesia de Fátima, concelho de Ourém à responsabilidade da GNR. O despacho de 3 Abril nomeou o novo comandante de Posto.Logo depois desta passagem simbólica, dois carros da GNR saíram para patrulhar a cidade.
Alguma tristeza visível nos rostos dos agentes da PSP enquanto carregavam os últimos móveis e objectos daquela força de segurança retirados da antiga esquadra.

Sub-comissário em Ourém
Paulo Faria, até agora comandante da esquadra de Fátima comanda oficialmente a esquadra de Ourém desde 17 de Abril. Desde Dezembro de 2005 em Fátima e acumulando as duas esquadras quando a comissária se ausentava, o sub-comissário Faria regressa à sua primeira esquadra, onde estagiou sete meses em 1992.
Na hora da partida para a esquadra da sede do concelho, o comissário manifesta alguma “tristeza” mas manifesta-se de “consciência tranquila” em relação ao trabalho desenvolvimento em Fátima. De Fátima para Ourém trouxe uma viatura bem como o arquivo, já que todos os processos da PSP até às 00h00 de 16 de Abril continuarão a ser responsabilidade desta força de segurança ainda que seja a GNR que se encontra actualmente em Fátima. A esquadra de Ourém foi reforçada e encontra-se com 33 elementos (eram 29). Há no entanto pedidos de transferência já efectuados, referiu o responsável.

Sem comentários: