26 abril 2007

Festival de sopas de verde anima Fátima


Outrora menu especial em dia do casamento, de que eram sempre o primeiro prato, as sopas de verde foram o prato principal de um festival inédito em Fátima. Durante o fim-de-semana, de 20 a 22 de Abril foram muitos os que aproveitaram para provar, alguns degustar pela primeira vez esta iguaria da região.
Esta primeira iniciativa, da Junta de Freguesia de Fátima em colaboração com as associações da freguesia. Desde alguns petiscos como o stand com a participação da Confraria da morcela, ao mel, passando por 45 stands com produtos de divulgação de instituições e associações bem como mostra de actividades económicas. Presente na inauguração esteve o presidente do Ayuntamiento de Malpartida de Cáceres, Espanha, com uma pequena mostra de iguarias daquela região.
Também os bombeiros de Fátima estiveram presentes, tendo efectuado, durante os três dias um rastreio de saúde: colesterol, diabetes, tensão arterial foram testados. E nem faltou a música e animação a cargo de grupos convidados e de outros da freguesia.

O que são as sopas de verde?
São confeccionadas com sangue (o verde de que se fala, designação usada sobretudo no Alto Minho e Trás-os-Montes) obtido quando se sangra o animal. Este prato é preparado com recurso à cachola do porco, além de outra carne, tudo refogado, com alguns condimentos. O cozinhado embebe depois as sopas de pão colocadas num prato com hortelã que dá ao prato um sabor característico.
Agora, parece trivial esta receita mas, antigamente, o animal só era morto em ocasiões muito especiais.

Sem comentários: