O Instituto Português da Juventude é um organismo da Administração Pública que tem por missão desenvolver e executar programas e actividades enquadradas nas políticas de juventude emanadas do Governo da República, no caso actual na dependência da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
Tem como áreas primordiais a Mobilidade e Intercâmbio no país e fora dele, a Ocupação de Tempos Livres e Férias, a Participação e Cidadania, a Formação, o Voluntariado e, entre outras, um especial ênfase no apoio ao Associativismo Juvenil, que se estendem por áreas que vão do âmbito social, cultural, educativo, artístico, científico, desportivo e outros, além das Associações de Estudantes.
Entretanto, com a nova Lei do Associativismo Jovem, vai ser também possível ao IPJ apoiar as associações que não sendo de constituição juvenil, desenvolvam no entanto actividades vocacionadas para os jovens.
No distrito, a Delegação Regional funciona em Santarém donde são coordenadas e desenvolvidas as diversas actividades que se pretende terem efectivamente uma abrangência distrital.
Na Delegação e para além dos gabinetes técnicos e do auditório entre outros serviços, temos ao dispor dos jovens do distrito os muito procurados gabinetes nas áreas da Sexualidade Juvenil, Apoio Psicológico, assim como apoio nas áreas Jurídica e Contabilístico-Financeira.
Alguns dos programas actualmente com maior sucesso e participação, que abrangeram alguns milhares de jovens no distrito em 2006, são o OTL no período de férias da Páscoa e de Verão, o Voluntariado Jovem para as Florestas, os campos de férias no programa Férias em Movimento, além dos vários programas de âmbito Europeu ao nível de Intercâmbios, Voluntariado e Formação, do Programa Juventude em Acção.
Em Ourém mais concretamente, para além do apoio a algumas associações juvenis (que gostaríamos que fossem mais, e que para tal nos podem e devem procurar) tem sido frequente por exemplo, a participação da EPO e do Colégio São Miguel de Fátima no programa Parlamento do Jovens, sendo que este ano a Presidente da Mesa Distrital foi uma aluna da EPO.
Outro exemplo foram em 2006, as comemorações distritais do Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto) terem decorrido em Ourém no Parque Aventura do Agroal, naturalmente em parceria com a Câmara Municipal de Ourém.
Também em parceria com a autarquia, será inaugurada em breve uma Loja Ponto Já, que a exemplo da que já existe na delegação em Santarém, será um espaço onde os jovens se podem encontrar, estar, e recorrer a diversos serviços como a aquisição do Cartão Jovem ou o cartão Intra-rail, consultar e fazer reservas nas Pousadas de Juventude, aceder à Internet em banda larga, assistir a filmes ou ouvir música em grande ecrã, solicitar informação ou inscrever-se nos vários programas do IPJ, assim como um lote acrescido de diversas informações na área da juventude, e que naturalmente será também complementada com as actividades próprias do município.
Enquanto a Loja não abrir, ou naturalmente mesmo depois disso, poderão sempre contactar-nos ou visitar-nos na Delegação Regional em Santarém, ou fazer uma visita ao Portal da Juventude em www.juventude.gov.pt onde poderão encontrar muito mais informação e novidades quase diárias.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário