04 abril 2007

Idosos do concelho participam em celebração no Santuário


De terço preto na mão, sentada numa das cadeiras da Colunata Norte, no Santuário de Fátima, Maria Joaquina Oliveira Santos, 79 anos, utente do Centro de dia de Alburitel reza o terço. Enquanto isso, os outros idosos de sete instituições do concelho: Centro social de Matas, Associação de bem-estar de Urqueira, ACRA – Associação Cultural e Recreativa de Alburitel, Centro Bem Estar de Bairro, Fundação Dr. Agostinho Albano Almeida e Centro Social Vales-Ninho, do Cercal, continuavam a percorrer a via-sacra, no Santuário de Fátima.
Este foi o segundo grupo de idosos, que participou nas actividades de via-sacra e eucaristia no Santuário. Esta iniciativa já se realiza há alguns anos, mas a primeira vez, no Santuário já que, nas edições anteriores, os idosos cumpriram este programa, nos Valinhos. Apenas um grupo manteve o programa dos outros anos. Foram 86 os idosos que se deslocaram a Fátima, a 30 de Março.
“Gostava mais lá (nos Valinhos)”, confessa a idosa, assinalando que, durante 40 anos a fio, todos os meses, vinha ao Santuário. “Também não posso subir escadas”, diz.
Com maior ou menor dificuldade, na maioria todos participam numa parte da via-sacra e depois na eucaristia, na basílica.
Luís Ferreira, 78 anos, utente do Centro social de Matas e viúvo recentemente participou, pela primeira vez nestas celebrações. Mas recorda-se de Fátima, do tempo em que “era carrascos e pedra”.
Esta participação dos idosos de preparação pascal foi uma iniciativa das várias técnicas das instituições e insere-se no plano conjunto de actividades anual e que inclui passeios, colónias de férias, bem como acções de formação.
O objectivo desta iniciativa é também “sentirem que não estão isolados. Que há mais pessoas que partilham dificuldades”, servindo também como “ponto de encontro”.
Além desta actividade em tempo pascal, no Centro de 3ª idade de Gondemaria, no dia de Páscoa, os 20 idosos, com os cônjuges, vão almoçar no Centro. Depois do almoço vão rezar o terço na Igreja e regressam ao centro onde lancham e recebem o folar.
Já no Bairro, o convívio aberto à comunidade, realizou-se a 4 de Abril com uma celebração e um programa diferente. Há 26 idosos em centro de dia e 6 em apoio domiciliário, nesta localidade.

Sem comentários: