03 maio 2007

Autor de Monografia promove encontro de espitenses


Quatro dezenas de pessoas participaram naquele que foi o primeiro encontro de espitenses a residir fora da freguesia, a 28 de Abril. Este evento foi organizado por Jacinto Gonçalves e vem na sequência da Monografia de Espite que está a escrever.
O objectivo é "dotar Espite de uma história que seja completa", refere o autor, que trabalha neste projecto há dois anos.
O interesse foi despertado pelo facto "de muitas coisas estarem escritas mas muitas delas serem erradas. Tratar de emendar os dados, fazendo uma obra em que as coisas estejam no devido lugar", refere.
A obra terá documentos históricos, parte escrita provada, depois parte história, património construído e tradições e lendas que foi possível coligir.
Com o objectivo das pesquisas, Jacinto Gonçalves, que nasceu em Cortes, naquela freguesia mas que mora em Leiria desloca-se frequentemente à terra natal, para fazer pesquisa.
Este almoço convívio que pretende que se realize duas vezes por ano, no último sábado de Abril e no último de Outubro visa ainda
reflectir Espite. Ou seja, aqueles que estão fora, se reúnam em Espite para "identificar os problemas e a forma de resolvê-los", uma espécie de elite pensante. Mas, salvaguarda "isto não tem nada a haver com o poder político, nem colide com ele".

2 comentários:

lito disse...

Apresento as minhas felicitações e desejos que sejam muito férteis e eficientes as vossas pesquisas, mesmo mais que foram na recolha de espitenses a viver fora do concelho.

Jacinto Gonçalves disse...

As pesquisas de espitenses a viverem fora da sua terra, foram as possíveis para a 1ª edição que, apesar das limitações ultrapassou as duas dezenas. O senhor Abílio Silva foi igualmente contactado na pessoa do seu irmão David. Nada disse nem compareceu.