
Um dia de homenagem aos bombeiros já falecidos. No dia 1 de Maio, Dia do trabalhador, os bombeiros de Ourém prestam homenagem a outros já falecidos num momento simbólico com uma romagem ao cemitério.
Bombeiro há 36 anos, o comandante Júlio Henriques sempre se lembra de se realizar a homenagem aos "bombeiros e directores que passaram por esta casa e que construíram este baluarte de esperança, de vida". Este "dia de muito significado" é já uma tradição e herança de há mais de 50 anos que será sempre cumprida.
Não se sabe ao certo a origem desta comemoração mas, Júlio Henriques lembra "motivos políticos", segundo já ouviu comentar, no tempo do comandante José Maria Pereira, nos anos 30.
Muita gente saiu à rua, na manhã de 1 de Maio, para acompanhar este momento solene. Algo que o comandante explica como a "força" mobilizadora dos bombeiros de "trazer a população para a rua". É "gratificante" – comenta – "saber que a população do concelho vive este momento de homenagem".
Actualmente o corpo de bombeiros é constituído por 179 homens, divididos entre a sede (Ourém) com cem elementos (que deverão chegar aos 108, depois dos exames).
Estão 44 elementos em formação dos três corpos de bombeiros; dos quais 24 de Ourém.
Exames
É a primeira vez que os exames distritais de promoção a bombeiros de segunda e de primeira classe ocorrem em Ourém, na Escola Secundária, a 8 de Maio, à noite. Vão estar perto de 300 bombeiros de todos os corpos do distrito.
A escola de recrutas é conjunta, com os bombeiros de Fátima e Caxarias, termina no final do mês de Maio sendo depois promovidos a bombeiros de terceira classe.
A cerimónia de promoção destes homens deverá decorrer a 20 de Junho, aquando das cerimónias do dia da cidade. A proposta já foi feita pelo comandante Júlio Henriques à autarquia, encontrando-se a aguardar resposta.
Época de incêndios
A partir de 15 de Maio, o dispositivo de combate a incêndios entra em acção, uma vez que as equipas estarão preparadas. "A partir de 1 de Julho vamos reforçar a sede com mais dois grupos", refere o comandante.
De 15 de Maio, a 30 de Junho funcionará em Ourém uma equipa com sete elementos, além de cinco em Caxarias e cinco em Fátima. A partir de 1 de Julho, Ourém reforçará a sede com mais dois grupos.
Sem comentários:
Enviar um comentário