Representantes de ranchos folclóricos de 36 países diferentes juntaram-se a outros 24 grupos de peregrinos, vindos da Alemanha, Estados Unidos, Polónia, Itália e Espanha. Do Canadá veio um grupo de iraquianos residentes naquele país e, por isso, o Evangelho foi proclamado em aramaico, a língua de Jesus.Juntos participaram naquela que foi a primeira peregrinação internacional de Folclore a Fátima, a 29 de Abril.
Muitos deles vieram de Espinho onde participaram no Congresso mundial de folclore 2007, com o tema "Homens e mulheres dos grupos de folclore unem esforços, cruzam olhares de entendimento, na defesa e na preservação da identidade dos povos do mundo".
Aos 35 mil fiéis presentes, o bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva pediu que rezem "para que haja bons padres", isto no dia em que o bispo da diocese ordenou um sacerdote e um diácono. "A sociedade precisa da Igreja e a Igreja precisa de ministros de Cristo" sejam eles denominados de "lamas, pastores, padres", frisou o prelado, no Dia mundial de oração pelas vocações.
Aos peregrinos referiu-se à liberdade dos seres racionais e de fé que procuram a felicidade em Jesus Cristo e a paz. "Eu sei que haverá um só rebanho, um só pastor e que a civilização do amor triunfará", referiu. No ano em que se comemora os 90 anos das Aparições e o centenário do nascimento da irmã Lúcia, o Santuário assinala ainda a vivência do 7º mandamento: "não roubar". A ele se referiu D. Serafim para lembrar que se refere a "roubar a inocência". Lembrou ainda os que percorrem a pé o caminho até Fátima para que cheguem em segurança, devendo ter cuidado nas estradas.
Os cânticos marianos dos momentos iniciais estiveram a cargo de um coro formado por elementos de dezasseis grupos de folclore da Alta Estremadura. Durante a Eucaristia, para além destes elementos, esteve também o Coro do Santuário de Fátima. Os cânticos do Ofertório e do momento da Comunhão estiveram a cargo do grupo coral "Os Camponeses de Pias", do Baixo Alentejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário