29 junho 2007

Afinal o PSD candidata-se: Duas listas disputam freguesia do Fárrio



Diz o povo que «até ao lavar dos cestos é vindima» e como todos sabemos, em política as coisas nem sempre são o que parecem. Ainda na semana passada fazíamos eco das palavras do presidente da concelhia do PSD Ourém que nos dizia que o seu partido não concorria às intercalares da Ribeira do Fárrio por respeito pelo trabalho de Filipe Janeiro. Nessa altura dizíamos que o PS também estava a ponderar não avançar até porque a lista de independentes liderada pelo filho do demissionário presidente de Junta, levava três elementos ligados ao seu partido. Por parte do PS confirma-se a não apresentação de lista e António Gameiro disse ao NO que o PS apoia a lista de independentes. Já por parte do PSD as coisas deram uma reviravolta e eis que surge uma lista, contrariamente ao que havia sido afirmado.
Face a esta reviravolta, o PSD emitiu um comunicado onde começa por «lamentar» o pedido de renúncia da Junta de Freguesia. Depois afirma-se que o partido terá proposto a Filipe Janeiro que «os elementos da lista demissionária se recandidatassem pelo PSD», procurando assim encontrar uma saída para a situação de crise instalada. Mas, tal não terá sido possível já que, estes terão dito que apenas se recandidatariam como independentes. Na verdade, como o NO já havia noticiado, os membros demissionários não podem recandidatar-se pelo que não se percebe muito bem este convite, a não ser que ele tenha sido extensível a outros elementos candidatos mas apoiados pelos demissionários. Adiante.
No ponto seguinte, dos «desenvolvimentos, o comunicado do PSD afirma que «um grupo de cidadãos, dispostos a trabalhar pelo bem e desenvolvimento daquela terra, formulou, no passado sábado, com muito entusiasmo, um pedido ao PSD para que se apresentasse a sufrágio». Como argumentos para este «pedido entusiasta», está a assumpção do PSD como «força partidária com tradição democrática, de grande expressão e popularidade, na Ribeira do Fárrio, que sempre esteve presente em todas as candidaturas no concelho»; por outro lado recorda que Filipe Janeiro «sempre aconselhou a população da Ribeira do Fárrio a escolher o PSD, defendendo-o como a melhor opção, tendo tornado público que, também agora, nestas eleições intercalares, o PSD devesse concorrer». O comunicado continua afirmando que o partido «sempre esteve ao lado do seu eleitorado», faz referência às declarações do presidente da concelhia ao nosso jornal na passada edição para considerar não ser de estranhar a mudança de atitude «face aos últimos acontecimentos» e porque se afirma «apologista da diversidade e da pluralidade democráticas» permitindo assim a «opção de escolha» que é «saudável para a democracia».
Apresentar de armas
O presidente da Junta de Freguesia do Fárrio fez chegar à Assembleia Municipal de Ourém uma carta que nos foi também remetida, acompanhada de 164 assinaturas de populares da freguesia.
Nesta missiva, Janeiro, assinando como ex-presidente da Junta dá conta «da nossa insatisfação e desencanto da população desta freguesia conforme se prova pelas 164 assinaturas juntas, em virtude dos recentes acontecimentos relacionados com um muro abusivamente levantado nesta freguesia».
Diz o autarca que «ninguém na Junta de Freguesia esteve envolvida no processo e construção, derrube e reconstrução» do muro, que causou toda esta confusão
Lamenta que «a legislação nem sempre atribui todas as competências necessárias às Juntas de Freguesia» e questiona «para que servem as Juntas de Freguesia quando há obras abusivas e lesivas dos interesses das populações?». Daí que a «indignação levou à demissão dos membros da Junta de Freguesia e da Assembleia da Freguesia», o que, considera, «deveria merecer mais atenção por parte dos principais responsáveis Autárquicos deste Concelho».
Por isso, fica o apelo à Assembleia Municipal para que «aprecie este caso. Em nome da verdade». Na mesma reunião, o presidente da Câmara, informou que deixar «à Mesa da Assembleia Municipal informação completa sobre os factos invocados pela Junta e Assembleia de freguesia de Ribeira do Fárrio para renúncia ao mandato» destinada a consulta dos deputados municipais que o entendam. Informa ainda Catarino que «está interrompida toda a colaboração entre as autarquias Câmara e Junta de freguesia até que se entenda estarem reunidas adequadas condições para retomar o normal relacionamento».

Sem comentários: