29 junho 2007

Caxarias: 40 sopas degustadas num instante


Às 13h30 já quase não havia sopas. A segunda edição do Festival de sopas promovido pelo Centro de Cultura e Desporto de Caxarias juntou 900 pessoas que quiseram degustar as 40 sopas, no domingo, 24 de Junho, ao almoço.
Veja-se, foram saboreados 1200 litros de sopa, bebidos vários litros de vinho, cerveja e outras bebidas. Junta-se-lhes pão e broa bem como algumas sobremesas e o repasto fica completo.
25 restaurantes, quatro padarias do concelho apoiaram esta iniciativa e a própria colectividade disponibilizou cinco sopas. De Caxarias, a Seiça, Ourém, Olival e Rio de Couros, os diversos restaurantes apresentaram quase todos, duas sopas, cada. Uma senhora da terra ofereceu as várias sobremesas que foram ali provadas.
À entrada, cada participante recebia um saco de pano com tijela de barro, copo, colher, além do guardanapo. As tasquinhas eram depois seleccionadas dado o paladar de cada um. A animar a tarde, esteve um acordeonista.
Vieram de diversos pontos do país. Desde o emigrante em França que veio de Sesimbra e cujos laços familiares o ligam a Caxarias, a muitos da freguesia e outros vindos de Abrantes, Setúbal, Costa da Caparica e Lisboa.
Esta segunda edição superou as expectativas da direcção, aponta Armando pessoa, presidente da colectividade. Um aumento do número de participantes, mais 300 pessoas, levam a direcção a pensar já, no próximo ano, em mais sopas e mais sobremesas.
Aumentar o número de mesas para as pessoas almoçarem é outra das melhorias que pretendem efectuar para a terceira edição do festival.

Passeio equestre
25 cavaleiros percorreram a freguesia de Caxarias num passeio a cavalo realizado a 17 de Junho. A iniciativa do clube reuniu seis cavaleiros da freguesia além de amigos dos cavalos de Leiria, Torres Novas e Alvaiázere, num total de 150 pessoas.

Sem comentários: