22 junho 2007

Festas da Cidade



Catarino define prioridades

A cidade de Ourém voltou a hastear bandeiras em dia de aniversário da elevação a cidade. Isto porque, segundo o presidente da Câmara, o desconhecimento do dia do seu foral não permite que seja essa a data escolhida para celebrar o concelho. Daí que se tenha optado pela data da elevação a cidade.
Foi longo o discurso de David Catarino, neste aniversário. Mais uma vez o presidente procurou apresentar uma imagem do desenvolvimento do concelho nas últimas décadas, apontando muitas das obras que têm vindo a ser executadas mas sem esconder que «a menina dos seus olhos» é mesmo o parque linear, recordando que este teve honras de ser apresentado como exemplo português num livro de arquitectura da paisagem que, sendo espanhol, aponta algumas obras tidos como de referência a nível mundial. Aí a única referência portuguesa é mesmo o parque linear de Ourém e Catarino não esconde o orgulho que sente pelo facto. Mas a grande obra deste mandato é, de facto, o novo edifício dos Paços do Concelho que Catarino lamenta não estar já funcional e, provavelmente, ainda não o estará daqui a um ano para receber as comemorações de então.
Mas David Catarino falou também de outras obras que considera de grande importância no concelho. Algumas que, não sendo directamente da Câmara, desta tiveram intervenção como é o caso da estrada 349 que liga Ourém à Memória. Porque o que foi feito no passado resultou, o autarca defende que o mesmo seja feito para a 356 que liga a sede ao norte do concelho e que passa por fazer o projecto e «oferecê-lo» aos serviços centrais para que estes executem a obra.
O IC9 é outra das obras por cuja rapidez se anseia, em particular na ligação de Tomar a Fátima e que está já a ser executada mas ainda apenas na área do concelho de Tomar.
Referindo as obras e projectos em curso na área da educação, o presidente refere que esta será a grande prioridade dos próximos tempos, no âmbito do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional .
Aliás, ainda no âmbito da educação, Catarino fez referência aos recentes desenvolvimentos da carta educativa e apesar de referir os esforços que foram necessários, manifestou a sua concordância com as medidas tomadas pelo Governo no sentido de encerrar escolas que considerou não possuírem condições pedagógicas. Isto permitiu-lhe dissertar sobre o novo conceito de escola e as necessidades que hoje se colocam para um ensino de qualidade.
Falando da requalificação dos espaços urbanos, o presidente apontou a dispersão concelhia como motivo de algumas dificuldades executivas mas considerou existir uma boa qualidade de via no concelho, em parte devida a essa mesma dispersão que permite às populações terem os seus espaços agrícolas, com que se ocupam nos tempos livres. Aliás, esta é no seu entende, uma das razões pela qual os momentos de crise nacionais são vividos com menos intensidade num concelho onde as pessoas vão tendo um segundo meio de subsistência e nalguns casos um bom acréscimo aos seus orçamentos familiares.
Falando na requalificação do espaço urbano, fez uma referência particular a Fátima acusando a burocracia de empatar o avanço das obras das envolventes à nova basílica afirmando seu temor de que esta fique pronta sem que tais obras avancem. Porém, com base no PROT, Catarino reafirmou a importância turística de Fátima bem como a sua localização estratégica no centro do país, mostrando acreditar que com as alterações que aí vem em termos de regiões de turismo «Ourém beneficiará». Isto porque se prevê a criação de um eixo estratégico que vem desde o património mundial de Tomar e se estende até Óbidos, com Fátima no meio a ocupar lugar de relevo». Por isso Catarino acredita que os próximos dez anos serão de extrema importância vindo alterar positivamente a qualidade do espaço urbano de Fátima.
Satisfeito também, parece estar o autarca com a recente reforma levado a cabo pelo Governo, no que toca ao policiamento. Manifestou, aliás, a sua satisfação pelo modo de actuação das forças da ordem e pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde essa mesma reestruturação.
Já menos satisfeito parece estar com os profissionais de saúde. Embora se manifeste conformado com o encerramento do SAP e considere que foi encontrada uma boa solução com o encerramento do Centro de Saúde entre a meia-noite e as 8h00. Isto porque reconhece que este encerramento liberta profissionais que estavam empenhados à noite e que agora passam a fazer reforço diurno. Mas Catarino aponta, com algum azedume, o dedo a alguns destes profissionais de saúde, dizendo que «muitas vezes as decisões são tomadas mais em função dos interesses de alguns profissionais do que dos utentes». Mas manifesta-se confiante de que «a direcção estará atenta porque, se há bons profissionais, também há pessoas que precisam de ser controladas nos horários e não só». E isso, segundo o autarca, porque «há gente muito mal tratada nas extensões», porque «há profissionais que pouco mais fazem do que ir buscar os ordenados no final do mês».

Porque este ano Ourém recebeu representantes do concelho de Monapo, Moçambique, durante as suas festas, Catarino defendeu a necessidade de apoiar estes povos irmãos, do mesmo modo que Portugal também tem recebido apoios dos países europeus mais ricos.
Em Monapo, Ourém está empenhado em ajudar nas escolas mas também na captação de água potável visto ser este um dos principais problemas daquele povo que tem problemas de malária exactamente devido à falta de água potável.

Distinções Honoríficas 2007


Associações que comemoram 25 anos: ACROM-Associação Cultural e Recreativa Outeiro das Matas-1982


Nascida em 1982 pelas mãos de um grupo de habitantes do Outeiro das Matas, a Associação de Cultura e Recreio daquela localidade da freguesia de Nª Sª das Misericórdias, esteve ligada à Confraria local. Durante esse período de tempo organizou e participou em várias iniciativas de âmbito cultural e desportivo.
Em 2003 a associação passa por uma transformação profunda ao alterar o seu Regulamento Interno e a sua estrutura directiva, mas nunca mudando o seu principal objectivo: promover o convívio e a acção cultural, física, desportiva e recreativa da população do Outeiro das Matas.
Exemplo disso mesmo são as actividades promovidas pela colectividade que vão das aulas de aeróbica e natação, ao futsal e ao BTT.
De quanto em vez apostam na apresentação de peças de teatro e na realização de cursos específicos, como artes decorativas, entre outras temáticas, sendo já famosas, em todo o concelho, algumas das iniciativas promovidas pela ACROM.
Todavia, de todas as actividades, a ACROM destaca uma como sendo a sua iniciativa mais emblemática e que maior número de participantes reúne: o piquenique no Casal Clérigo que mobiliza, anualmente, mais de 300 pessoas.
Como reconhecimento pelo trabalho realizado em benefício do panorama sócio-cultural e desportivo do Concelho e pela comemoração dos 25 anos da colectividade, a Câmara Municipal de Ourém decidiu atribuir à Associação de Cultura e Recreio do Outeiro das Matas, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.


Associações que comemoram 50 anos: Clube Desportivo Vilarense - 1957

Foi a paixão pelo futebol que levou um grupo de rapazes do Vilar dos Prazeres a juntarem-se para darem uns pontapés na bola e para realizarem algumas partidas amigáveis com as localidades vizinhas.
Aquilo que em 1957 era apenas uma brincadeira e um encontro de amigos, começa a tornar-se mais sério e em 1974 o Clube Desportivo Vilarense concorre, pela primeira vez, ao campeonato distrital de Santarém.
Começa aqui um longo percurso no futebol distrital que se resume a inúmeros momentos de glória, nomeadamente no final da década de 80, princípios de 90, com presenças assíduas nos primeiros lugares da I Divisão Distrital.
Mas o ponto alto da carreira deste histórico do concelho de Ourém acontece na época de 90/91 quando consegue chegar à segunda eliminatória da Taça de Portugal.
Após o interregno de alguns anos, o clube regressa à segunda divisão distrital. Na próxima época prepara-se para disputar a divisão de honra do campeonato distrital de Santarém.
A par das glórias desportivas e da escola de futebol, o Vilarense é, ainda, dotado de excelentes infra-estruturas, nomeadamente o Estádio do Operário com relvado sintético, bancadas cobertas e um polidesportivo.
Como reconhecimento pelo trabalho realizado em benefício do panorama sócio-cultural e desportivo do Concelho e pela comemoração dos 50 anos da colectividade, a Câmara Municipal de Ourém decidiu atribuir ao Clube Desportivo Vilarense, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.


Medalha de Ouro de Mérito Municipal

»Como reconhecimento pelo trabalho realizado (...) Câmara Municipal decidiu atribuir a Medalha de Ouro de Mérito Municipal a :


António Rodrigues Vieira, aos 81 anos, é, ainda hoje, solicitador, depois de ter passado 39 anos na Função Pública, como chefe de Secretaria e Escrivão de Direito nos tribunais de Ourém, Abrantes, Oliveira do Hospital e Lisboa.
Foi Presidente da Junta de Freguesia de Nª S.ª das Misericórdias, por dois mandatos, tendo sido vogal do Conselho Municipal de Ourém e candidato a deputado em 1979 e à Câmara Municipal de Ourém, em 1982.
Foi sócio-fundador da cantina escolar de Ourém e das Casa do Povo de Ourém (Nª Sª das Misericórdias), Vila Nova de Ourém, Atouguia e Seiça.
Foi presidente da Casa Regional de Ourém, colaborador dos jornais regionais do concelho e autor dos estatutos da Fundação Histórico-Cultural Oureana, entidade da qual também foi director, e da Associação dos Antónios de Ourém, colectividade da qual é, igualmente, sócio-fundador.
É associado de várias colectividades do concelho, como por exemplo, da Associação Recreativa e de Propaganda de Ourém, da qual é sócio nº 1 e onde exerceu as funções de Presidente da Assembleia e da Direcção, da Sociedade Filarmónica Oureense, sendo nesta o sócio nº 1 e benemérito, tendo sido homenageado por esta filarmónica em 21 de Setembro de 2003.
Uma vida dedicada ao associativismo levou-o a ser distinguido pelos Bombeiros Voluntários de Ourém.


José Gaspar Pereira iniciou-se nas lides políticas logo após o 25 de Abril de 1974 e não mais parou tendo integrado, por várias vezes, o executivo da Junta de Freguesia de Rio de Couros, desempenhando os cargos de Tesoureiro, Secretário e Presidente.
Apesar do muito tempo da sua visa dedicado à política, nunca descurou as suas actividades profissionais que, aliás, foram várias: agricultor e comerciante de gado bovino, empresário avícola e do sector da construção.
Homem de coragem e lutador nato, foi dos primeiros agricultores da região a investir na compra de uma debulhadeira mecânica, pois prestava inúmeros serviços de debulha de milho.
Actualmente com 78 anos e ainda a residir na freguesia de Rio de Couros, José Gaspar Pereira é dos autarcas mais respeitados a nível regional pela sua longa experiência e conhecimentos na área.


A 19 de Abril deste ano falecia, com 73 anos, Manuel Oliveira Graça, ex- presidente da Junta de Freguesia de Fátima e deputado municipal.
Exerceu as funções de docente no Colégio S. Miguel, em Fátima, entre 1963 e 1997, altura em se aposentou.
Juntamente com a docência das disciplinas de Língua Portuguesa, Estudos Sociais, História, Geografia de Portugal e Ciências da Natureza, integrou o Conselho de Direcção do Colégio S. Miguel, foi director de turma e de ciclo.
Joaquim Ventura, director do Colégio S. Miguel, disse dele em tempos: "este homem de grande carácter, desempenhou sempre as funções de docente com muito zelo, competência e grande sentido de responsabilidade".
Cumpriu o serviço militar tendo sido incorporado no serviço especial de aeronáutica entre 56 e 57 e entre 58 e 63 esteve em missão em S. Tomé e Príncipe.
Homenagema a título póstumo. A medalha foi entregue à esposa de Manuel Graça, Júlia Graça.


Medalha de ouro de mérito Municipal


Este ano foi escolhido pelos homenageados, para falar em seu nome, o reitor do Santuário de Fátima que considerou que a beleza destas festas é o facto de elas «realçarem a unidade das pessoas». Defendeu que «existe aqui um elo espiritual que faz com que sejamos um. À volta deste elo há as nossas diversidades, mas elas não nos impedem de estar aqui, porque há um fio de união».
Na sequência desta ideia apontou Fátima que, apesar das suas aspirações autonómicas, «não deixa de ser reconhecida e amada por este concelho de Ourém». É também em nome desta ligação que monsenhor Luciano Guerra defende a recuperação da Casa do Administrador porque ela é, também, «um elo importante». Tal como o é o castelo com ligações a Fátima que «sempre nos uniram e unirão no futuro».
Do mesmo modo manifesta a sua satisfação pela presença da comitiva moçambicana que testemunha a nossa ligação a povos com quem o nosso relacionamento nem sempre terá sido positivo mas que muitas vezes foi, salientando a necessidade de preservar aquilo que de positivo nos une.
Mas o reitor volta a falar de Fátima para recordar os tempos em que ali não havia qualquer organização e da necessidade que houve em criar alguma ordem para melhor poder receber os peregrinos, para que estes ali se possam sentir bem. Um «bem» que o reitor afirma não saber definir mas que lhe dá a certeza, sobretudo quando fora da cidade, nas suas viagens, que Fátima transmite «uma energia muito grande» que o leva a acreditar que este será um local de grande importância futura no que toca à união dos povos não apenas da Europa mas do mundo. Aliás, o reitor acredita mesmo que Fátima terá papel preponderante na entrada da Rússia na EU, que defende.

Na hora da despedida
Monsenhor Luciano Guerra recebeu a medalha de ouro do município de Ourém, como
homenagem o trabalho desenvolvido à frente do Santuário de Fátima numa altura em que se assinalam os 90 anos das Aparições.
Luciano Guerra deverá deixar o cargo em 2008, depois de 35 anos naquelas funções. O reitor já revelou que não tenciona continuar no cargo quando terminar o seu mandato, a 13 de Fevereiro de 2008.
Nascido no concelho de Porto de Mós, em 1932, Luciano Guerra estudou na Universidade Gregoriana de Roma, tendo sido ordenado em 1957.
Desde o início da sua carreira eclesiástica, Luciano Guerra esteve quase sempre ligado ao Santuário de Fátima, primeiro como capelão e director da União dos Servitas, de onde saiu para fazer trabalho pastoral, primeiro na Marinha Grande e depois em Paris.
A 13 de Fevereiro de 1973 tomou posse como reitor do Santuário e o seu mandato foi sucessivamente renovado pelos bispos diocesanos, acumulando ainda as funções de presidente do Serviço de Ambiente e Construções da instituição, que coordena as obras da nova Igreja da Santíssima Trindade, que será inaugurada em 13 de Outubro.

Medalha de Ouro do Município

Monsenhor Luciano Gomes Paulo Guerra Reitor do Santuário de Nª Sª de Fátima


O Concelho de Porto de Mós, mais concretamente a localidade de Calvaria, via nascer, a 31 de Agosto de 1932, Luciano Gomes Paulo Guerra.
Foi com apenas 11 anos que ingressou no Seminário Diocesano de Leiria. Daqui seguiu para a Universidade Gregoriana, de Roma, onde se licenciou em Filosofia e estudos de Teologia.
A 21 de Setembro de 1957 é ordenado sacerdote e dois anos mais tarde conclui a sua formação em Teologia na Universidade Pontifícia de Salamanca.
A sua actividade sacerdotal em Fátima tem início como capelão do Santuário, em 1959, e como Director da Pia União dos Servitas.
Foi, ainda, Director do Externato Dr. Afonso Lopes Vieira, na Marinha Grande, cargo que retoma em 1968, depois de uma interrupção para se dedicar a uma Especialização em assuntos relacionados com o ensino, que fez em Paris.
Mas a nomeação para o cargo de maior relevo chega em 1973, altura em que é indigitado para Reitor do Santuário de Fátima e, em simultâneo, nomeado Director do Jornal «Voz da Fátima», sendo, também, desde 2005, Director do boletim internacional «Fátima Luz e Paz».
De lá para cá o seu percurso como reitor é sobejamente conhecido, tendo dirigido os destinos do Santuário com sublime inteligência, dedicação, que imprime em tudo o que faz, elevado nível de rigor, competência e profissionalismo. Monsenhor Luciano Guerra fez daquele local de culto, um dos mais importantes e respeitados santuários-marianos de todo o mundo.
Recebeu, por duas vezes, João Paulo II, a segunda das quais para beatificar Jacinta e Francisco Marto e prepara-se agora para, em Outubro, inaugurar a Igreja da Santíssima Trindade, projecto pelo qual muito lutou, pois, acima de tudo, deseja o bem-estar dos peregrinos, a quem muito respeita.
Como reconhecimento pelo trabalho realizado ao nível religioso, por ter lutado de forma ímpar pela afirmação de Fátima e da mensagem de Nª Sª no mundo, a Câmara Municipal de Ourém decidiu atribuir-lhe a Medalha de Ouro do Município.

Medalha de bons serviços
Ana Maria Pereira da Silva
Ilídio Freire Custódio
José de Jesus Pereira Ruivo
Luís Fernando Correia
Manuel Lopes Gonçalves
Maria de Fátima Neves Pereira Neto
Mário Nogueira Baptista

Foram ainda atribuídas menções honrosas a:

G. ATLETISMO DE FÁTIMA - Distingue-se pelo n.º de Campeões Distritais nas diferentes áreas do Atletismo;
C.DESPORTIVO DE FÁTIMA - Equipa de Seniores de Futebol 11 Campeão da Série e subida à Liga de Honra do Campeonato Nacional; Campeões Distritais Infantis
G.DESPORTIVO DE SEIÇA - Equipa de Seniores de Futebol 11 Campeões da Série A
JUVENTUDE OURIENSE - Campeões Distritais de Futsal Juniores; Campeões Regionais de Hóquei Juniores
CENTRO DE ESTUDOS DE FÁTIMA - Departamento de Futsal Feminino; Campeão distrital de infantis femininos; Campeão distrital e vice-campeão regional de iniciados femininos; Campeão distrital e regional e vice campeão nacional de juvenis;
Ana Margarida Fartaria Oliveira - campeã distrital de salto em altura;
André Vieira - campeão distrital de 4x80 m
António Silva - campeão distrital de 4x60 m e salto em comprimento;
Cristiana Pinheiro–campeã distrital de 4x100 m
Edgar Remédios - campeão distrital de 60 e 4x60 metros
Fábio Oliveira – campeão distrital de 4x80, 80 e 250 metros
Gabriel Henriques – campeão distrital de 4x60 metros
Hugo Baptista - campeão nacional de Arco Recurvo sem Mira
Joel Pereira–campeão distrital de salto em altura e 4x60 m
Mário João Oliveira–campeão distrital de salto em altura
Mário Mendes – campeão distrital de 400, 800, 4x100 e 4x400 metros
Marta Oliveira – campeã distrital de 4x100 metros
Miguel Prazeres – campeão distrital de 4x80 metros
Naya Sena – campeã distrital de 4x100 metros
Patrícia Ribeiro – campeã distrital de 4x80 metros
Patrícia Carreira – campeã distrital de salto em altura e 4x80 metros
Pedro Catarino – campeão distrital de 4x100 metros
Pedro Silva – campeão distrital de 4x400 metros
Pedro Carreira – campeão distrital de salto em altura e 4x100 metros
Ricardo Vieira–campeão distrital de 4x100 e 4x400 e 400 m
Samuel Remédios – campeão distrital de salto em altura, comprimento e estafeta 4x80 metros
Simone Silva – campeã distrital de 60 ,80, 100, 4x100, 4x80 metros e salto em comprimento; recordista distrital de 60, 80 e 100 metros
Tânia Fartaria – campeã distrital de 4x100 metros; vice-campeã distrital de 100 metros
Tiago Marto– campeão nacional do decatlo sénior e do heptatlo sub-23, representante da selecção de Portugal na Taça da Europa; recordista nacional do lançamento do dardo, 60 metros barreiras, hexatlo e octatlo; campeão e recordista distrital do lançamento do dardo, do peso, do disco, do salto em altura, salto em comprimento, salto com vara, dos 100 metros e 110 metros barreiras
Vanessa Henriques – campeã distrital de 4x80 metros, vice-campeã distrital de 80 e 100 metros

Sem comentários: