A última jornada do Campeonato Open de Motocross realizou-se na pista Acel Sport do Escandarão no Domingo 3 de Junho. Paulo Gonçalves venceu as mangas MX1 e Elite mas Hugo Santos sagrou-se Pentacampeão em ambas as classes. Nuno Gonçalves venceu a manga MX2 mas foi Sandro Marcos quem arrecadou o título.
A tarde de corridas começou de forma auspiciosa e não desiludiu. Nuno Gonçalves (MX KTM HRT) arrancou na frente do pelotão MX2, superiorizou-se à concorrência e venceu com cerca de 15’ sobre o segundo classificado. O jovem de Condeixa brilhou na pista Acel Sport do Escandarão e averbou a primeira vitória de uma manga MX2 na sua carreira. Sandro Marcos (Motogomes Suzuki Cepsa) foi o segundo melhor (após uma recuperação da quarta posição) e anexou mais um título ao seu longo palmarés. Luís Ferreira (Bianchi Prata Vodafone) "regressou" ao motocross após várias lesões e demonstrou uma vez mais o seu talento. O piloto da Yamaha chegou a ocupar a segunda posição e defendeu-se dos ataques de Sandro Marcos mas baixou um lugar. Na quarta posição ficou Hugo Basaúla (Motogomes Suzuki Cepsa) que começou também de forma destemida. "Basa" arrancou na segunda posição e insistiu na defesa mas não conseguiu manter a classificação inicial. Nelson Silva (Bianchi Prata Vodafone) fechou o quinteto maravilha. O "lesionado" Paulo Alberto (8.º) competiu apenas para pontuar e garantiu o vice-título MX2.
A manga MX1 foi bem mais calma. Paulo Gonçalves (Repsol Honda Motogarrano) passou para a liderança ainda na primeira volta e não mais largou o comando. "Speedy" Gonçalves liderou com grande à vontade e terminou com uma vantagem de 50’ sobre Hugo Santos (LF Sport Yamaha). O "Touro de Chaves" recuperou da terceira para a segunda posição, lugar que manteve até ao final da prova. Henrique Venda (Team HVM Kawasaki Cepsa) foi o autor do "holeshot" mas cedo perdeu a liderança. Venda sofreu uma queda a meio da prova e perdeu mais uma posição, terminando em terceiro. Rui Rodrigues (APB Sport Racing Team) fez uma prova notória, recuperando de 30.º até 4.º após uma violenta queda no arranque. Paulo Santos terminou em quinto.
A prova Elite foi a mais esperada do dia e garantiu emoções fortes até ao final. Paulo Gonçalves realizou mais uma manga isenta de erros e venceu destacado a última jornada da temporada de motocross 2007. Henrique Venda (2.º) ainda se aproximou do vencedor mas alguns erros afastaram-no da luta pelo título Elite. Hugo Santos rodou entre o top10 durante as primeiras voltas mas cedo consolidou o terceiro lugar. Esta posição bastou, para que o "Touro de Chaves" se sagrasse Pentacampeão de Motocross MX1 e Elite, uma vez que esta manga "pontua" para ambos os campeonatos. Henrique Venda até garantiu um empate técnico no Elite mas o número de vitórias ao longo da temporada decidiram Hugo Santos como campeão. Sandro Marcos não arrancou da melhor forma mas recuperou e terminou em quarto, ao mesmo tempo que conquistou a melhor posição das máquinas MX2. Da mesma classe e a fechar o top5 ficou Nuno Gonçalves. A "surpresa" desta jornada "saiu" da grelha de partida em segundo mas perdeu três posições para os mais fortes da temporada Elite.
O evento promovido pelo NATUREZA MOTOR CLUB contou ainda com a realização da quinta jornada Iniciados. Ivo Fernandes (MX KTM HRT) "comandou" destacado o pelotão das 85c.c. em ambas as mangas e ascendeu à liderança do campeonato. Duarte Claro foi segundo e Daniel Pinto (MX KTM HRT) o terceiro. Ausente na competição esteve o campeão em título João Nuno (Motogomes Suzuki Cepsa) que se encontra a recuperar de uma lesão.
O "nacional" de motocross terminou mas uma nova temporada está prestes a começar. O Supercross está mesmo "à porta" e inicia as rondas na pista Acel Sport do Escandarão, já no sábado 23 de Junho. A jornada extra-campeonato está a cargo do NATUREZA MOTOR CLUB e promete ser animada... Não perca!
Sem comentários:
Enviar um comentário