13 julho 2007

Maravilhas na região

O Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e Óbidos foram eleitos como duas das “7 Maravilhas de Portugal”, anunciadas na cerimónia internacional da eleição das novas 7 Maravilhas do Mundo, que decorreu no passado dia 07.07.2007, em Lisboa.


O Mosteiro de Alcobaça, ou Abadia de Santa Maria de Alcobaça, foi fundado em 1153 por doação de D. Afonso Henriques a Bernardo de Claraval no seguimento de um voto feito por D. Afonso Henriques aquando da conquista de Santarém aos Mouros. A construção decorreu entre 1178 e 1254, seguindo o modelo da casa mãe da Ordem de Cister em Claraval, França. Trata-se da maior e primeira grande obra do Gótico primitivo português, é uma das mais importantes abadias cistercienses europeias e foi classificada Património Mundial pela UNESCO em 1989.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Vila da Batalha, foi construído na sequência de um voto feito por D. João I à Virgem se vencesse a Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos. As obras decorreram entre 1388 e 1580, ao longo de seis reinados. É o grande monumento do gótico final português, um dos primeiros onde ao gótico flamejante quinhentista se juntou a nova arte manuelina de seiscentos - simbolo da Expansão Maritima Portuguesa. Em 1983 foi classificado Património Mundial pela UNESCO.


A vila de Óbidos guarda séculos de história entre as suas muralhas. Com um vasto património de arquitectura religiosa e vestígios histórico-monumentais, a vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da Corte. D. João IV e D. Luísa Guerra, D. Pedro II e D. Maria I, D. Leonor, D. Catarina de Áustria e D. Carlos, foram alguns dos monarcas que passaram por estas terras deixando, de uma forma ou de outra, marcas que a vila ainda hoje mantém. A origem da vila de Óbidos remonta ao século I, à cidade de Eburobrittium. Romanos, visigodos e árabes foram povos que marcaram presença por estas paragens. O ano de 1148 marca a tomada aos mouros de Óbidos, sendo em 1210 doada por D. Afonso II à Rainha D. Urraca. O primeiro condado de Óbidos é instituído em 1636 e, sete anos mais tarde, D. João IV manda reparar novamente as muralhas.
Pensa-se que o Castelo de Óbidos é de origem romana mas foi depois uma fortificação sob o domínio árabe. Classificado como Monumento Nacional o castelo apresenta um estilo arquitectónico militar.

Sem comentários: