06 julho 2007

Para apoio às PMEs de Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre: Associações Empresariais criam Sociedade de Capital de Risco

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) e as associações empresariais de Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre vão constituir a primeira sociedade regional de capital de risco para apoiar as pequenas e médias empresas (PMEs) destes quatro distritos.
Com níveis de desenvolvimento económico e empresarial semelhantes, os distritos de Santarém, Leiria, Portalegre e Castelo Branco unem-se, assim, na criação da primeira sociedade de capital de risco a actuar exclusivamente nesta região.
Além da AIP e das associações empresariais regionais – Nersant (Santarém), Nerlei (Leiria), Nercab (Castelo Branco) e Nerpor (Portalegre) – a estrutura accionista da NERVENTURE será aberta a empresas e outras instituições destes distritos.
Esta sociedade de capital de risco vai criar, numa primeira fase, o FIQ Nercapital, um Fundo para Investidores Qualificados (FIQ), com três milhões de euros de capital inicial mínimo, dirigido, sobretudo, a “start-ups” de base tecnológica.
As participações nas empresas apoiadas pelo FIQ Nercapital são tendencialmente minoritárias (entre 10% e 45% do capital social), com um investimento máximo de 300 mil euros e mínimo de 50 mil euros por operação.
Veículo de investimento em capital próprio, o FIQ Nercapital terá a duração de 10 anos, prevendo-se que os primeiros três sejam de investimento e os quatro ou cinco seguintes de “maturação”, realizando-se a venda do capital investido nos últimos dois ou três anos.
A NERVENTURE nasce da identificação de uma forte lacuna ao nível do acesso a financiamento por parte das PMEs, sobretudo no que respeita aos capitais próprios, devido ao elevado risco financeiro atribuído a este tipo de empresas.
Com efeito, o sistema financeiro e de capital de risco tradicional responde ainda de forma insuficiente às necessidades de financiamento das micro, pequenas e médias empresas portuguesas.

Sem comentários: