07 março 2008

A.M.: Fundação elabora projecto para «hospital de retaguarda»

O presidente da Câmara reuniu-se, no passado dia 19 de Fevereiro, com o Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo e com a direcção da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, com o objectivo de lançar o projecto da Unidade de Cuidados Continuados de Saúde para o concelho de Ourém.
Lamentando que não se tenha aproveitado o programa Saúde XXI para o financiamento das obras, o presidente da Câmara de Ourém acredita que «as coisas se poderão agora encaminhar no sentido positivo pois a IPSS referida está já a elaborar o projecto».


Saúde
Nesta reunião com o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Catarino abordou também a problemática dos agrupamentos de Centros de Saúde. Segundo o autarca, foi-lhe dito que «a nova legislação estava para promulgação, mas, três dias depois, a mesma foi publicada».
Também o problema do edifício multi-usos de Caxarias foi tratado, já que este deverá «ser construído no terreno onde existe um edifício que é propriedade dos ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social e que, sem grandes condições, acolhe os respectivos serviços».
A proposta da Câmara é a de ser o município a construir o edifício multi-usos, constituindo-o em propriedade horizontal e permutando o actual direito de propriedade daqueles ministérios por fracções novas, com as devidas condições para os respectivos serviços.
O benefício para a Câmara Municipal e para a Junta de Freguesia é o de não terem que comprar outro terreno.
Esta uma proposta que se arrasta há já mais dois anos e «tudo está igual». Por isso Catarino diz agora que «é por estas e por outras que afirmamos que o Estado, em lugar de nos ajudar a resolver problemas, é um obstáculo e mais um problema que nos atormenta».
Entretanto, o projecto está quase pronto e quase em condições de lançar o concurso para a obra.

Sem comentários: