08 agosto 2008

Cuidado com as burlas


São vários os casos conhecidos. Indivíduos bem falantes, bem vestidos e com boa aparência, fazendo passar-se por funcionários da Segurança Social, de instituições bancárias ou outras acabam por burlar pessoas, na sua maioria idosos. Perante estas situações, a Polícia de Segurança Pública lança o alerta.
Tipos de burlas mais frequentes:



"Um indivíduo encontra uma carteira no chão"

Passa pela vítima uma pessoa a correr, deixa cair no chão uma carteira, logo d seguida um indivíduo com bom aspecto e bem vestido, que se encontra próxima da vítima apanha-a, abre-a e mostra o seu interior repleto de notas, convence a pessoa que divide o dinheiro com ela. Chega novamente o comparsa que pergunta se não encontraram uma carteira e fala em quantias avultadas e procedem à troca por uma igual com jornais no interior, sem que a vítima se aperceba. Como a resposta é negativa, este afasta-se e é nessa altura que o burlão diz à vítima que tem assuntos urgentes a tratar e que deixa a mesma à sua guarda, mas que para tal precisa que este lhe entrega os seus valores para garantir que não vai embora com o dinheiro. O burlão nunca mais volta e a vítima verifica que foi burlão ficando sem os seus haveres e com uma carteira cheia de jornais.



"Deixar uma encomenda para um vizinho pagando o seu valor"

A vítima é abordada por um desconhecido, que começa por falar no nome de um vizinho que tem familiares no estrangeiro, declarando que este lhe mandaram uma encomenda, mas como este não se encontra na residência, pergunta se a vítima não pode receber e entregar ao vizinho. Para o efeito pede o pagamento de determinada quantia, argumentando que tem de se deslocar de imediato novamente para o estrangeiro, não tendo outra forma de efectuar a entrega.



"Falso funcionário da EDP"

A vítima é abordada por um indivíduo bem vestido, que diz ser funcionário da EDP, que pergunta se está não está a pagar muito de luz, ao que esta responde afirmativamente.
O burlão argumenta de seguida que precisa verificar o contador e já no interior da habitação confirma a avaria, pedindo à vítima a última factura para verificação. Enquanto esta procura a factura, este apodera-se dos artigos "mais à mão" com valor, nomeadamente ouro e dinheiro, e quando vê a factura confirma o elevado custo e diz que vai resolver a situação abandonando o local com artigos furtados.

Sem comentários: