06 fevereiro 2009

Mação quer voltar ao Médio Tejo

Tem vindo a decorrer várias iniciativas de apoio à vontade de Mação voltar a integrar a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Recorde-se que aquele município fez parte da anterior comunidade urbana, tendo saído quando Ourém entrou, agora na nova comunidade intermunicipal. Mas Mação não se conforma e quer regressar ao Médio Tejo. Afinal é o único concelho do distrito que não integra as associações de municípios ribatejanas.

Com a nova configuração territorial, o município de Mação deixou de estar agregado ao Médio Tejo (distrito de Santarém) e passou a integrar a sub-região do Pinhal Interior Sul (Castelo Branco). Já Ourém regressou ao Médio Tejo depois de ter pertencido à antiga Associação de Municípios do Médio Tejo e feito uma breve passagem pela AMLEI – associação de municípios de Leiria.
A Assembleia Municipal de Mação aprovou já uma moção para contestar a nova divisão administrativa do que coloca aquele concelho na Nomenclatura de Unidade Territorial (NUT) do Pinhal Interior Sul e da qual foi dado conhecimento aos grupos parlamentares.
Depois desta tomada de posição, também o recém-eleito presidente nova comunidade intermunicipal do Médio Tejo, Corvêlo de Sousa o fez, defendendo a necessidade dos municípios darem o seu apoio a Mação.
Em consequência destas movimentações, vêm agora os deputados do PSD eleitos por Santarém, colocar-se ao lado de Mação, município vestido com as suas cores políticas.
Assim, os deputados Mário Albuquerque, Vasco cunha e Miguel relvas entregaram no passado dia 28, na Assembleia da República um Projecto de Lei que visa devolver o município de Mação à NUT (Nomenclatura de Unidade Territorial) do Médio Tejo.


leia a notícia completa na edição impressa

Sem comentários: