24 novembro 2005

Promover o bem-estar de crianças mais carenciadas


Associação de Ourém “Um Sorriso, um Amigo” pretende promover o bem-estar de crianças mais carenciadas.

“O que é importante é um sorriso dos miúdos”, diz Pedro Gonçalves. E para ver esse sorriso no rosto de muitos miúdos, o objectivo é construir um parque infantil e renovar uma biblioteca. São estes os dois presentes que um grupo de amigos constituídos em Associação “Um sorriso, um amigo” pretende oferecer à Casa da Criança do Olival.
A ideia surgiu há apenas dois meses. Depois de um dos elementos do grupo de amigos ter visitado a Casa da Criança e ter constatado as necessidades, a ideia de poder ajudar a instituição passou a ser um projecto do grupo.
A partir daí pensaram o que fazer para atingir este fim. Estão já a vender rifas com diversos prémios, além das actividades programadas.
Já estiveram na instituição por diversas vezes, a última das quais num magusto com os miúdos. “São putos muito simpáticos, muito queridos”, diz Dora Conde, outro elemento da Associação.
No início de Dezembro, será lançado um calendário de bolso, para 2006. Haverá várias versões, com diferentes imagens, 12 desenhos feitos pelos meninos que vivem na Casa da Criança do Olival.
Para a biblioteca, este grupo, transformado em associação já efectuou diversos pedidos a livrarias, tendo já obtido a colaboração de duas. Além disso, está ainda a contar com o apoio de escolas, grupos de escuteiros para a recolha de livros. E adiantam que as pessoas contactadas têm sido sensíveis a esta campanha.
“Estamos a fazer isto pelas crianças porque gostamos de fazer e nos sentimos bem a fazer”, salienta Patrício Gonçalves.

O grupo gostaria de ter verba suficiente para o parque infantil, cerca de cinco mil euros, até final de Janeiro de 2006. Certos que a tarefa não será assim tão fácil, estão mais optimistas quanto à renovação da biblioteca, uma sala que terá mobiliário novo, oferecido por algumas empresas de mobiliário, de Vilar dos Prazeres.
Quanto ao parque infantil, só quando tiverem a verba completa, é que este será completa.
Quando conheceram as intenções deste grupo, na Casa da Criança ficaram “maravilhados”, conta Pedro Gonçalves.
“Começou por não ser uma associação, pensámos numa campanha” explica Raquel Vieira. Mas assim que certas tarefas se tornaram mais difíceis para um grupo de amigos, constituíram-se em associação.
A associação “Um sorriso, um amigo” está contactável através do e-mail 1sorriso1amigo@portugalmail.pt. Pode ainda conhecê-la em http://www.1sorriso1amigo.net/.
Este grupo não pretende substituir nenhuma das entidades responsáveis por esta instituição e diz estar a fazer “algo que podemos melhorar”. E fazem questão de salientar que a associação não foi criada para apoiar unicamente a Casa da Criança do Olival. Depois desta instituição, a associação “Um sorriso, um amigo” ficará atenta a outras que necessitam de apoio.
O grupo é constituído por Pedro Gonçalves, Dora Conde, Cristina Ferreira, Tiago Maia, Raquel Vieira, Patrício Gonçalves, Sónia Costa, Luís Martins, Mónica Lopes, Conceição Santos, Alexandre Rodrigues e Margarida Oliveira.


Actividades
São várias as actividades previstas por este grupo de amigos até ao final do ano, para angariar fundos. A primeira das quais realiza-se já domingo, 27 de Novembro. A partir das 12h30, realiza-se um almoço convívio, na Associação Fontaínhas de Seiça. Além do almoço haverá um espectáculo de Sevilhanas e a actuação da banda “B4” de Urqueira. Durante a tarde haverá jogos tradicionais. As inscrições podem ser feitas através dos telemóveis 962968581, 916096974, 936636727, até hoje, 25 de Novembro. As crianças até 9 anos, pagam três euros, as crianças entre os 9 e os 12 anos, pagam 5 euros; e os adultos, sete euros.
A 30 de Novembro, haverá uma Festa de danças latinas, no bar, Monges de Cister, em Caxarias. Na altura, haverá apresentação de coreografias.
A 7 de Dezembro, desta feita no Palheiro bar, em Alqueidão, haverá um concerto com a actuação de várias bandas, entre as quais “The Peorth”.
A 10 de Dezembro, o grupo de teatro Apollo – Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas apresentará a peça “A derrota do Kid Labaredas”. O bilhete de entrada é um livro de literatura infanto/juvenil para a biblioteca.


Casa da criança
A Casa da Criança, é um Lar Residencial para Crianças e Jovens pertencente à"Sociedade de Promoção Social - Obra do Frei Gil", Instituição Particular deSolidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em 1942 por Frei GilAlferes. A finalidade da instituição é o acolhimento e protecção de crianças e jovens,que no seu meio de origem se encontravam em risco, dirigindo a sua acção parasituações de falta de recursos económicos, abandono, negligência ou maus-tratosfísicos/psicológicos.

O Lar situa-se em Aldeia Nova, freguesia do Olival, concelho de Ourém, e acolhe actualmente 39 Crianças e Jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 06 e os 25 anos.

1 comentário:

AMA disse...

O site da Associação é http://www.1sorriso1amigo.org.