07 dezembro 2005

“O Homem de Ourém”

Em Paris vive um artista oureense, escultor, de seu nome Jorge Pereira. Ao tomar conhecimento da iniciativa, de imediato se dirigiu à organização dizendo que queria participar e perguntando como poderia fazê-lo. É que, muitos anos antes, também o seu avô fora vítima de um incêndio. Em sua memória queria agora ajudar.
A sua contribuição foi através de um busto a que deu o nome de "O Homem de Ourém". Inicialmente a ideia era a do leilão mas cedo se percebeu da impossibilidade de realizar um leilão no meio de cinco mil pessoas. Assim, o busto acabou por ser oferecido à Câmara de Ourém. David Catarino prometeu então que, junto com o artista, seria encontrado um valor justo para o busto e a Câmara juntaria essa verba ao valor angariado agora.
Desta peça de arte há que dizer estar repleta de simbolismo. Não falta a representação dos trabalhos agrícolas que caracterizaram o concelho de Ourém mas também lá estão as chamas que levaram a este espectáculo e porque tem fósseis, esta pedra, segundo o seu autor, pretende ainda representar a vida que houve mas também a esperança no futuro.

Sem comentários: