22 dezembro 2005

“Olha este tão giro”


“Olha este tão giro”. Este e outros comentários, foram algumas das frases que os alunos soltaram enquanto apreciavam a exposição de presépios, no bar da escola. Em particular, o presépio “Jesus nascido” foi o que mais comentários positivos obteve.
Este presépio é afinal uma reinterpretação, por parte dos alunos do 5ºH, do “Menino Jesus” nos nossos dias, num morro do Brasil.
Ali vê-se a gruta, com direito a parabólica, uma auto-estrada, motos, sinais luminosos e automóveis. Tudo ao lado de uma favela, ao estilo da “Cidade de Deus”, com os “barracos” amontoados.
Precisamente por ter esta ligação entre o passado e o presente, “é que está original”, dizia uma dos vários alunos que pararam para contemplar a exposição, enquanto esta estava ainda a ser ultimada.
São oito os presépios que os alunos das turmas de 5º e 6º ano da Escola EB 2.3 D. Afonso, IV Conde de Ourém realizaram e que se encontram patentes, na sala do bar. A exposição deve ficar patente até o final da quadra natalícia. É apenas uma mostra que fica patente para a comunidade escolar.
Há um presépio de jornal, um de cera, um de óasis (espuma/base de arranjos florais), um de contraplacado, um de materiais recicláveis (garrafões de plástico), um de cimento, um de arame, além do feito com cartão e areia, ao estilo “Cidade de Deus”.
O objectivo foi não só envolver os alunos na realização dos presépios mas também transmitir-lhes conhecimentos de matérias diversas, com particular incidência sobre a reciclagem.
Depois de uma “chuva de ideias”, isto é, propostas de realização de presépios, “as crianças escolheram os materiais”, explicou ao Notícias de Ourém, o professor Domingos Silva, chefe do departamento de Educação Visual e Tecnológica.
Foram os próprios alunos que trouxeram os materiais com que haveriam de moldar os seus presépios, trabalhando neles, duas vezes por semana, ao longo dos últimos dois meses. Nesta iniciativa colaboraram, além do chefe de departamento, o professor de Educação visual e tecnológica, o professor que lecciona Educação visual, o professor que lecciona Educação Tecnológica e o docente de Informática.
Este departamento realiza ao longo do ano diversas actividades com particular incidência para a comemoração do São Martinho, Natal e Carnaval.

Sem comentários: