02 março 2006

GNR dá aula ambiental



A Patrícia tem nove anos e foi uma das agentes recrutadas pela Guarda Nacional Republicana-GNR para proteger o ambiente. Ela bem como o colega, fardados a rigor serviram de exemplo para as seis dezenas de alunos que assistiram à aula de educação ambiental, dada pelo Major Amado no Monumento Natural das Pegadas dos dinossáurios e apadrinhada pelos ministros da administração interna e da educação.
Patrícia, conjuntamente com os outros meninos aprendeu a cuidar da floresta, "a não poluir as águas, a reciclar, a não poluir os rios e a fechar as torneiras. É preferível tomar um banho de duche do que de banheira".
Esta aula de educação ambiental, com recurso a meios audiovisuais está a ser dada pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR em todas as escolas. O ministro da administração interna, António Costa afirmou aos jornalistas que esta missão que se iniciou em 8o escolas, a 21 de Fevereiro e que se vai estender, até final do ano lectivo, a todas as escolas visa "contarmos com o apoio de todos os meninos e meninas do primeiro ciclo do ensino básico para ajudarem a GNR nesta sua missão de proteger a natureza e em particular a floresta".
António Costa referiu também que o Sepna está a fazer passar uma "mensagem fundamental" sob o lema "Portugal sem fogos". Esta campanha ambiental vai incidir sobre as medidas preventivas e as precauções a ter na floresta para evitar fogos.
" Todos vocês podem ajudar a GNR neste trabalho de protecção da natureza", disse António Costa aos mais pequenos, sensibilizando-os para os meses em que há maior risco de incêndios.
A ministra da educação, Maria João Rodrigues frisou a importância da iniciativa como forma de "alargar a sensibilidade dos alunos, dos jovens estudantes às questões mais vastas da cidadania que podem ser a da participação pública, política, a participação nas instituições, a defesa dos valores da igualdade, da liberdade". De futuro, esta iniciativa que se dirige apenas a escolas do primeiro ciclo deverá ser alargada a outros níveis de escolaridade.

Nome para a mascote
Durante o mês de Março, a Guarda Nacional Republicana recebe sugestões de nomes para a mascote do SEPNA.
As turmas devem sugerir os nomes enviando-os para a GNR. A turma vencedora recebe como prémio, uma visita à GNR e uma lembrança para a escola.
Linha Azul Ambiente 808 200 520
Telf: 213 217 304
sepna@gnr.pt

Sem comentários: