01 junho 2006

Especial: Fogos Florestais

Proteja a floresta
O seu contributo para proteger a floresta do fogo baseia-se na adopção de algumas Acções Preventivas, medidas de simples bom senso, sempre que haja risco de incêndio e sobretudo durante os períodos mais quentes e secos.
Deve-se respeitar a legislação vigente, nomeadamente o Dec-Lei n.º 334/90 de 29/10 e ter especial cuidado com:
Queimadas
É proibida a realização de queimadas a menos de 300 metros das áreas florestais. Se pretender efectuar uma queimada ou fogueira deverá dirigir-se ao posto da GNR ou ao quartel de bombeiros mais próximos, de forma a que lhe seja concedida a respectiva licença.
Queima de lixos
Está proibida por lei durante a chamada "época normal de fogos", e numa faixa limítrofe de 100 metros das florestas. Se a queima de lixos se resumir a uma pequena fogueira, então as normas referidas para realização de queimadas são aqui aplicáveis. No caso das lixeiras , a legislação refere que é proibido a sua queima numa faixa de 500m a contar do limite das matas, salvo quando estas sejam completamente isoladas por uma faixa envolvente com uma largura mínima de 100 metros, em que tenham sido totalmente eliminados os matos.
Lançamento de foguetes
O lançamento de foguetes é proibido dentro das matas e numa faixa mínima de 500 metros a contar dos seus limites, se não forem tomadas as providências adequadas ao potencial perigo de incêndio.
Piqueniques
É proibida a realização de piqueniques com uso do fogo para confecção ou aquecimento de alimentos. Deverão ser utilizados os espaços próprios para o efeito, construídos pelas autarquias ou outras instituições, locais estes onde deverão ser disciplinados todos as actos relacionados com o uso do fogo e rejeição de dejectos.
Apicultura
A actividade apícola, vulgarmente exercida no interior ou nos limites de povoamentos florestais, está vulgarmente associada à utilização do fogo. Este meio é utilizado não só para acender os fumigadores como também para realizar limpezas de matos adjacentes ao apiário. Evite utilizar o fogo para limpar os matos contíguos ao apiário. Caso o utilize, siga as normas habituais para realização de queimadas. Deverá existir especial cuidado com a utilização do fumigador. Este não deverá ser colocado sobre combustíveis finos e mortos (material de fácil inflamação) e o seu conteúdo deverá ser despejado em locais que não ofereçam perigo de ignição e propagação de focos de incêndio.

Sem comentários: