20 julho 2006

Coleccionador também participa



Raul do Espírito Santo conduzia o seu automóvel de 1930, um NASH, azul-escuro com rails de madeira, feito à mão, o carro mais antigo deste terceiro passeio de automóveis e motos antigas realizado a 16 de Julho.
"Estamos a fazer um grupo de coleccionadores de carros antigo", disse ao Notícias de Ourém. Ele é um participante assíduo deste tipo de convívios: Odivelas, Santiago de Litém, Pedras d’El Rei, Lisboa e até mesmo ao Algarve."Já percorri 18 vezes Figueira da Foz a Pedras d’El Rei!" Há já 20 anos que é sócio do clube português de automóveis antigos.
Raul Espírito Santo recorda que Ourém tem uma tradição de automóveis antigos e gostaria que esta não se perdesse."Ourém, merece", salienta, recordando que ajudou na fundação de clubes de automóveis antigos de Alcobaça e Leiria.
No seu carro já se sentaram figuras como o D. Duarte e o cantor Emanuel.
Ele próprio tem um museu particular com 15 automóveis e stock de peças antigas para automóveis. Ao seu carro antigo dedica muito tempo. "É como um bebezito, são carros que andavam muito devagarinho e se desligavam na descida" com os quais é preciso ter um cuidado especial.
Agora está a restaurar um automóvel que foi estreado em 1937, pelo padre Moreira, em Ourém. No livrete do Ford – comenta- ainda se encontra o nome dos vários proprietários. Um carro que foi dispensado ao médico de Ourém, naquela altura. Raul Espírito Santo acabou por adquirir o carro, já este danificado, na Corredoura, "para tirar as rodas".

Sem comentários: