27 julho 2006

Colégio São Miguel ganha prémio com investigação sobre cogumelos

O colégio de São Miguel ganhou o "Ciência na escola" num projecto que envolve os cogumelos e, mais precisamente as trufas.
"As trufas com tal valor económico serão um grade pólo de desenvolvimento, uma mais valia para a região", afirmou o professor Álvaro Madureira, num encontro com os jornalistas.
Se o projecto vingar, as trufas, utilizadas, habitualmente, na alta cozinha, proporcionarão a subsistência de famílias e da população desta zona serrana. Aqui, apesar de existirem, não são um fungo apreciado na cozinha e rentável economicamente, em Espanha são vendidos.
O colégio ganhou um prémio nacional mas a pesquisa e investigação, em matéria de fungos, vai continuar no próximo ano lectivo.
O responsável pelo projecto assinala também que estes fungos crescem próximo de carvalhos e azinheiras e que é necessário "cães" para ajudar na pesquisa. "Do ponto de vista ecológico é uma mais valia porque as pessoas da zona do parque (PNSAC) não repõem. Se houver um projecto económico, vão ter interesse na vegetação autóctone".
Primeira particular
a ganhar prémio
Foi a primeira escola particular a ganhar o prémio "Ciência na escola". com o seu trabalho ‘Micologia: Cogumelos e Trufas’. A entrega do prémio ocorreu dia 19 de Julho de 2006 numa cerimónia presidida pela Ministra da Educação, na sede da Fundação Ilídio Pinho no Porto, entidade que organizou o evento em associação com o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo.
Este projecto envolveu alunos das diferentes turmas do colégio além de professores e encarregados de educação. A estes juntaram-se os encarregados de educação que participaram em saídas de campo e recolha de trufas. Também os alunos do primeiro ciclo das escolas do Ajefátima tiveram a oportunidade
De participar em várias actividades experimentais de observação de fungos, dinamizadas pelos alunos do secundário.
Álvaro Madureira destacou a "grande capacidade de trabalho" dos alunos que além das experiências mostraram os trabalhos aos colegas.
Mais valias
"Isto só lhes traz mais valia – referiu o responsável do projecto – salientando que os alunos se empenharam imenso neste projecto.
Álvaro Madureira destacou também o facto da equipa da DREL – Direcção de educação que estiveram no colégio, numa visita, a comprovar os trabalhos do projecto.
Prémio
Além do diploma entregue a 19 de Julho, a uma comitiva de alunos e professores do colégio, pela mão da ministra da educação, o Colégio de São Miguel recebeu um prémio pecuniário de 12 500 euros que será convertido no projecto do núcleo de investigação de fungos.
Este projecto será desenvolvido em parceria com associações de Itália e Espanha para analisar o potencial económico dos cogumelos. Esta equipa terá 6 a 8 pessoas e incluirá um professor do primeiro ciclo.

Equipa:
Alunos:
5º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 6º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 7º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 8º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 9º Ano Turmas - A, B, C, D,E e F; 10º Ano Turmas - A,B e C; 11º Ano Turmas - A,B e C; 12º Ano Turmas - A e B; Clube do Ambiente; Clube de Desenho Técnico e Clube Multimédia
Professores:
Álvaro Madureira
Nuno Pedroso
Maria Madalena Silva
Patrícia Rosário
Idalina Salgueiro
Laurinda Serelha
Ana Maria Rafael
Gonçalo Pereira
António Santos
Hélder Magalhães
Paulo Figueira
Daniel Marques
Pais/Encarregados
de Educação
Mais informações sobre este projecto em http://www.csmiguel.pt/mico/

Sem comentários: