27 julho 2006

O Japão em Ourém



A ideia foi trazida pela Patrícia, do Brasil, onde existe uma especial atracção pela cultura nipónica. Patrícia Lopes nasceu no Brasil, filha de um oureense dos Tomaréis. Em Ourém conheceu a associação Auren e a ela se juntou. Rapidamente surge a ideia de mostrar, também por cá, um pouco dessa cultura. Assim nasce a Animeet que decorreu no passado fim-de-semana, no centro de negócios de Ourém. Exposição, filmes e workshops bem diferentes do que é usual ver-se em Ourém e até em Portugal onde já tem decorrido realizações do género mas de menor dimensão como nos explicou o presidente da associação, André Simões. Desde conhecer a banda desenhada japonesa, até aprender a trabalhar com os acessórios que lhe estão ligados ou fazer desenho digital e manual, encarnar personagens vestindo roupas ou fazendo os seus penteados e até mesmo fazer massagens de shiatsu ou aprender a dizer algumas palavras em workshop de iniciação linguística, um pouco de tudo foi possível fazer este fim-de-semana no Centro de Negócios onde, em paralelo, decorria também uma mini OCP.
O que é o quê?
Foram vários os workshops que permitiram aos interessados um melhor conhecimento da cultura nipónica.
Shiatsu
Massagem milenar de origem oriental, inicialmente praticada na antiga China e Índia. É uma das ramificações da medicina tradicional chinesa que trabalha com a pressão com os dedos em cima dos canais de energia do corpo, para equilibrar a sua energia vital.
Recomendado para problemas de coluna, stress, insónias, deficiência funcional dos órgãos e psicossomáticos como a depressão.
Cosplay
O cosplay apresenta várias tendências. Fatos mais ou menos elaborados mas todos feitos no sentido de alcançar a perfeição. No animeet foi analisada uma destas tendências: a construção de acessórios e armaduras.
Shotokai
O karate-do é uma forma de arte marcial japonesa que enfatiza as técnicas de defesa. O shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido onde não existe competição por se considerar que esta desvirtua o estilo e objectivos do karate.
No animeet, para além de assistir a uma demonstração, houve oportunidade para aprender algumas técnicas de defesa pessoal.
Origami
É a arte de dobrar papel, criando figuras e objectos, que também pôde ser aprendida.
Manga
Trata-se de técnicas de desenho que pode ser aprendido nas vertentes digital e manual. No caso da manga manual, foi dada uma introdução aos conceitos base do desenho tradicional, criação de estudos e noções simples de equilíbrio e proporcionalidade.
De referir ainda um concerto, na sexta-feira à noite, com o grupo Carnille. Trata-se da única banda portuguesa com tendências de JRock e Visual-K.

Sem comentários: