27 julho 2006

Crianças da Atouguia com actividades durante todo o Verão




"Um por todos e todos por um" é o tema do projecto que durante os meses de Julho e Agosto junta idosos e crianças em actividades várias. Os miúdos estão de férias e o Centro social paroquial da freguesia de Atouguia proporciona-lhes actividades diferentes: passeios à praia, jogos exteriores, campo aventura, ida às piscinas, percurso nocturno pela localidade, passeio à Pia de Urso, visita ao estádio de Leiria e à Cuétara, passeios a Abrantes, Almourol, idas ao Mac Donald’s.
Estes 26 miúdos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, da freguesia de Atouguia podem assim ocupar o tempo de férias. Apenas quatro miúdos acabaram por não pernoitar no campo aventura.
Nesta noite que os miúdos passaram no campo aventura, foram os próprios pais que disponibilizaram as tendas e ajudaram na montagem nas mesmas. E à noite, acabaram por visitá-los.
Para alguns destes pequenos foi a primeira vez que dormiram fora de casa enquanto que outros já estão mais habituados. No entanto, organizado pelo Centro, esta foi a primeira vez que jantaram no centro e no dia seguinte, logo pela manhã, já estavam no local das actividades de ATL. No mês de Agosto, repetir-se-á a noite de acampamento e as actividades de ocupação de tempos livres nas férias culminarão com uma festa convívio que abrangerá toda a comunidade de Atouguia.
Monitores da freguesia
Presença importante nestas férias são os monitores. Jovens da freguesia, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Quatro a seis adolescentes, inscritos no Instituto Português da Juventude. Eles ajudam nos "trabalhos manuais, preparam actividades para as crianças. Preparam e ajudam nas saídas" e "até trazem material de casa", dizem os responsáveis.
Durante o dia, os miúdos têm outras actividades em que participam com os idosos: carpintaria ou outros trabalhos manuais. "Acabam por mobilizar-se em comunidade" e promovem a autonomia de uns e outros, adiantam as responsáveis do projecto.
Nestas actividades juntam-se ainda outras instituições como a Comunidade vida e paz que faz alguns trabalhos ali e da Medicourém que acompanha em termos de saúde.
O objectivo destas actividades de férias é "valorizar o brincar" enquanto se educa as crianças. Os miúdos não vão permanecer os dois meses do tempo que duram as actividades. "Não sentimos que estamos a substituir a família, estamos a apoiá-los", dizem as responsáveis por este projecto.
A prioridade de inscrições é para os meninos da freguesia mas outros podem candidatar-se.
A equipa responsável é constituída por Lídia Jordão, Ana Ferreira, Sylvie Pereira, Carla Costa, Susana Boaventura, Arlete Veríssimo, Aida Martins e Deolinda Ferreira.

Sem comentários: