20 julho 2006

Editorial



Notícias de Ourém com 73 anos


O Notícias de Ourém completou ontem 73 anos.
Um momento relevante na vida deste jornal, o mais antigo deste concelho e um dos mais antigos semanários do país. É uma oportunidade para agradecer a todos quantos, nossos leitores, anunciantes e, em especial, aos profissionais desta casa e colaboradores que deram e continuam a dar o seu contributo para que o Notícias de Ourém seja um veículo de informação objectivo, isento e credível, do concelho.
Hoje, como ontem, o Notícias de Ourém pugna pela informação rigorosa, ciente de que é com cidadãos esclarecidos e bem informados que se percorrem os caminhos do desenvolvimento e do progresso de que o concelho tanto precisa, no sentido de se afirmar como pólo de referência (que é) no concelho.
É por isso que, ao longo dos tempos, e desde o seu início ele foi registando alterações na procura de melhor se adaptar às mutações dos tempos, sem ferir os seus alicerces e os seus desígnios como razão primeira do seu nascimento. Cresceu em tamanho, alargou o seu espaço a novas secções que correspondiam a preocupações crescentes dos seus leitores, agilizou a cobertura semanal da actualidade sem descurar o aprofundamento dos temas, diversificou espaços de opinião, introduziu suplementos... e vai continuar a mudar, porque as evoluções tecnológicas são constantes nos tempos que correm e a sua vocação é a de não se deixar acomodar. E, independentemente das vicissitudes porque vem passando em tempos difíceis, há-de conseguir preservar essa "imagem de marca", essa matriz inicial de uma informação exigente e crítica, atenta a um concelho que se quer cada vez melhor, próxima das pessoas mas não seguidista, respeitadora da autonomia e da inteligência dos seus leitores.
É, afinal, aos leitores que se deve o essencial deste percurso – tanto na mudança do que foi preciso alterar como na preservação do que se revelou adequado. Este jornal foi adoptado, desde o seu início, por um elevado número de leitores que com ele se identificaram, que se vão sucedendo no tempo e que a ele continuam fiéis. Criticamente, como convém, mas fiéis.
Assim pode dizer-se que muitos deles também hoje se sentirão em dia de aniversário – e merecedores dos parabéns da praxe, porque fazem eles próprios 73 anos de Notícias de Ourém. Aquele a quem com propriedade chamam "o meu jornal", pois todos sabemos como partilhar semana a semana, ano a ano, esta pequena janela por onde se vai lendo e tentando perceber o concelho, confere um sentimento de pertença e uma familiaridade muito particulares – frequentemente transformados em hábito imprescindível na rotina do quotidiano.
A conjuntura que atravessamos não é fácil e avolumam-se as dificuldades de um País que cresceu no envididamento e no consumo e não registou indicadores de crescimento ao nível da produção de riqueza. Por isso os desafios do futuro são complexos, em termos globais e também para os jornais, sobretudo se tivermos em conta que vivemos num país com indíces de analfabetismo assustadores, a que se junta um crescente fenómeno de iliteracia, e onde não há, por parte do Estado, uma política clara de incentivos à leitura de jornais. Bem pelo contrário. A juntar ao Porte Pago (um incentivo que tem vindo a ser limitado progressivamente) as mais recentes medidas têm vindo a penalizar as empresas de comunicação social. Quanto ao Notícias de Ourém, pior ainda… a legislação em vigor não lhe permite aceder a qualquer tipo de incentivos (para além do porte pago) porque… imagine-se... é propriedade do Património dos pobres de Nossa Senhora da Piedade, e, por conseguinte, não se constituindo este entidade como empresa de comunicação social, não possui os requisitos necessários para o efeito. Triste sina… penalizado por teimar em ser fiel a um dos seus desígnios primeiros… distribuir os magros proventos, através da sua conhecida secção "Feiras dos pobres", aos que mais sentem as dificuldades dos tempos.
Hoje, passados que são 73 anos, creio que credores da confiança e carinho que os leitores, anunciantes e colaboradores nos têm manifestado, desejamos continuar o nosso caminho, ao serviço do concelho e dos mais necessitados.
A todos o nosso Bem-haja.

Vítor Cordeiro - Director do Notícias de Ourém

Sem comentários: