17 agosto 2006

Agroal: “Há muita falta de limpeza”



"Este local não está bem aproveitado, há muita falta de limpeza e a água está muito suja". Esta é a opinião de António Soares (nome fictício) acerca de um dos locais mais emblemáticos da nossa região: o agroal. Visitante do local há mais de 30 anos, António, residente no concelho de Pombal, faz duras críticas ao aproveitamento deste espaço. "Acho que deveriam existir passeios nas margens, não temos sequer condições de estender uma toalha", referiu. "A ponte de madeira também não oferece solidez nenhuma, até faz uns ruídos estranhos!"
O visitante de 66 anos não deixa de criticar a falta de civismo das pessoas que desfrutam do Agroal tal como ausência de investimento por parte das Câmaras Municipais. " As pessoas não têm o mínimo de cuidado, sujam tudo, deitam papéis para o chão e até para o rio. E os governantes deveriam investir mais nisto, serem um pouco mais caprichosos. Fazer um parque de merendas, por exemplo, seria genial!" Quanto às vantagens de um melhor aproveitamento do agroal, António Soares não tem dúvidas. "Se houvesse um maior investimento por parte dos responsáveis, viriam muitas mais pessoas! Há muita gente que não vem por causa da falta de higiene."
Apesar das críticas no que se refere ao aproveitamento do espaço, António Soares não pretende deixar de desfrutar das qualidades únicas que o local proporciona a quem o visita. "Venho sobretudo por ser um sítio único aqui na região. Pela qualidade da água que vem da nascente, pela beleza do local, pela presença da natureza." E são estes os atributos que vão, certamente, continuar a atrair milhares de visitantes ao Agroal.
Também Irene comerciante no Agroal há mais de 20 anos, reitera as críticas à falta de aproveitamento do espaço. A comerciante diz ser inaceitável a inexistência de uma casa-de-banho num espaço tão frequentado. " Deveria, pelo menos, existir uma casa-de-banho, isso é indispensável, é uma condição mínima", refere. Segundo Irene, o facto do sítio sofrer de falta de higiene e não existirem balneários acaba por afastar muita gente do local. "Porque é que não colocam por aí pelo menos mais uns caioxotes do lixo?" questiona a vendedora.
Irene critica igualmente a falta de condições de segurança do agroal. "Ainda ontem caiu um senhor ali no tanque. As pessoas escorregam frequentemente, deveria existir um corrimão ou outro tipo de coisas que garantisse a segurança a quem cá vem", alertou a negociante. Irene criticou também a ausência de outro tipo de segurança. " Aqui no agroal há assaltos quase todos os dias. Ainda na semana passada quase todos os carros foram assaltados, há muita falta de policiamento."
A inexistência de um parque de estacionamento foi outra das críticas feitas pela comerciante que espera, um dia, conhecer um "novo" Agroal.
Filipa Ferreira

Sem comentários: