17 agosto 2006

Imigração ucraniana está a criar "orfãos virtuais"




O alerta é dado pelo bispo auxiliar do arcebispo de Kiev e Halytch e responsável pela pastoral das comunidades ucranianas no exterior, D. Dionísio Lachovicz. "Está a surgir a realidade do órfão virtual: os meninos de rua abastecidos com o dinheiro enviado pelos pais. Meninos de rua diferentes, com dinheiro no bolso, mas sem o calor e a ternura da família".
O bispo referiu-se à actual situação de muitos miúdos ucranianos que ficaram no país natal enquanto os pais imigraram para outros países, nomeadamente para o pai para Portugal, a mãe para Itália.
"A rua traz a droga e o sexo fácil".
Na homilia, o prelado referiu-se à queda do muro de Berlim e à real situação das pessoas e sociedade soviética." A falência do sistema soviético gerou novas estruturas da morte". "A Rússia e a Ucrânia têm hoje o maior índice de abortos, no mundo. Surge a indústria do sexo, a exploração e o tráfico de mulheres".
Alterar a situação é possível, frisou o bispo responsável pela pastoral das comunidades ucranianas no exterior. "Acredito que o milagre da "dança do Sol" poderá repetir-se, apesar das tempestades morais do contexto actual. Nossa Senhora pede-nos conversão! É preciso converter-se da dimensão horizontal, das mazelas humanas, erguer os olhos rumo ao alto, recuperar diálogo singelo com Deus, a simplicidade da oração do rosário, e lá se descobrirá a fonte da justiça, fidelidade e vida".
E Fátima é um sítio especial para este encontro/reencontro com Deus. "Aqui podeis reencontrar a vossa fé, a luz para a vossa vida de migrantes, a solução dos vossos problemas pessoais e familiares e o conforto da Igreja que vos ama com uma mãe", concluiu.
Rito latino e bizantino
A consagração eucarística e invocação do Espírito Santo foram feitas em rito bizantino, numa celebração de rito latino, na eucaristia da peregrinação do migrante, a 13 de Agosto.
Foi a a primeira vez que tal aconteceu no Santuário de Fátima. Um grupo de jovens da diocese de Kiev cantou a anáfora da consagração, a epiclese ou invocação do Espírito Santo, em ucraniano.
Oferta de trigo
A peregrinação nacional do migrante é marcada pela oferta de trigo, feita pelos peregrinos durante o ofertório, ao Santuário de Fátima. O cereal vem em sacos maiores ou méis pequenos, transportado à cabeça ou nos braços, sendo depois na escadaria do recinto, colocado em sacos do Santuário. Destina-se depois à confecção de hóstias.
Em 13 de Agosto de 2005, foram oferecidos ao Santuário cinco mil quilos deste cereal. Desde então e, até o dia 1 de Agosto de 2006, já foram oferecidos 1 697 quilos de trigo.
No Santuário de Fátima, no ano passado foram confeccionadas 178 795 hóstias e 8 149 737 partículas. Destas, quase um milhão e quintas mil partículas e mais de 21 mil hóstias foram tomadas nas eucaristias celebradas no Santuário. Seis milhões e trezentas e quatro mil partículas e quase 140 mil hóstias foram vendidas enquanto que 315 927 partículas e 17.691 hóstias foram oferecidas às comunidades religiosas de Fátima.
A oferta de trigo é já uma tradição antiga da peregrinação de Agosto. A 13 de Agosto de 1040, um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, da diocese de Leiria ofereceu 30 alqueires de trigo para confecção de hóstias.

Sem comentários: