28 setembro 2006

Finalistas & Diplomados



Setenta e cinco alunos que concluíram o 12º ano na Escola Profissional de Ourém receberam os diplomas a 22 de Setembro, numa cerimónia que contou com pais, amigos e famílias a assistir.
Os finalistas são alunos dos cursos de construção civil, gestão, projectistas de mobiliário, cozinha, restauração organização e controlo – bar, recepção e atendimento.
Destes 75 alunos, 9 prosseguem estudos, no ensino superior, tendo já, alguns entrado na primeira fase enquanto outros se encontram a aguardar a segunda fase.
Actualmente são 66 os alunos que, a esta altura, entre finalistas e outros que não têm ainda o curso concluído mas que já se encontram a trabalhar.
Na entrega de diplomas, a directora da EPO, Purificação Rei, falou aos alunos da "motivação que seja auto-motivação que não seja decorrente de alguém que vos dá uma motivação exterior". É necessário ter também "abertura ao risco" e "muita dedicação" ao entrar no mercado de trabalho.
"Tentamos nesta escola procurar sempre a evolução, a mudança", salientou a directora referindo que esta preocupação da escola está reflectida no tema anual: "Inovar para diversificar o futuro". Exemplo dessa preocupação é a existência de uma rede de wireless que permite aos alunos a ligação à Internet, sem usar fios bem como a existência de um computador por aluno, em sala de aula, de forma a proporcionar outro tipo de formação acompanhada.
Aos alunos, em particular aos que possam vir a criar uma empresa, a "EPO pode fazer candidatura" e "acompanhar no projecto", salientou a directora.
"A escola constitui sempre um marco formativo na nossa vida", afirmou o presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém – Fátima.
"Os empresários estão de braços abertos para estes alunos", frisou Carlos Baptista salientando que estes finalistas tiveram uma selecção que foi "ao encontro das necessidades do meio empresarial". Além dos estágios que a escola proporcionou aos alunos, Baptista apontou o facto de muitos terem conquistado já um lugar no mercado de trabalho como resultado do esforço e "lobby" da própria escola.
No mês de Julho, havia, no concelho de Ourém 653 desempregados. Destes 231 são homens e 422 são mulheres. Os números foram apresentados pelo vice-presidente da Câmara, na entrega de diplomas. Trata-se do 12º concelho com menos desempregados, numa lista de 50, salientou Vítor Frazão. E para isso – refere – "têm contribuído as escolas, os empresários".
A partir do binómio analfabetismo e desemprego, Vítor Frazão salientou que "a EPO tem contribuído para que o analfabetismo em Portugal tenha diminuído e que o desemprego no concelho de Ourém não seja muito".
Aos alunos, apontou também que "a vida não está fácil" mas desafiou-os a serem "ousados, empreendedores neste mundo em que se procuram os melhores. Todos podem sê-lo".

Sem comentários: