28 setembro 2006

Particular oferece ambulância



Os Bombeiros e Freixianda apresentaram, no domingo, a sua nova ambulância, oferecida por um filho da terra, Alfredo Silva, a quem se dirigiram, em agradecimento, as primeiras palavras do pároco da freguesia no momento de proferir a bênção da viatura.
Agradecimentos que continuaram a ser feitos, primeiro pelo presidente da Junta de Freguesia, seguido pela presidente da Assembleia Municipal que considerou ainda ser este um exemplo a seguir e uma forma de mostrar à sociedade que, de facto, solidariedade não é palavra vã. Deolinda Simões aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros no Verão que agora termina.
Também o presidente da Câmara se associou à gratidão por todos manifestada a Alfredo Silva. Apontando o concelho de Ourém como «muito vulnerável aos incêndios florestais e onde o voluntariado tem desempenhado um papel essencial, Catarino defendeu a necessidade do Governo encontrar uma forma de criação de um corpo misto que sem por em causa o voluntariado, dê resposta a situações a que esse mesmo voluntariado começa a não poder responder pelas dificuldades normais da vida. É o caso das acções de socorro onde nem sempre, por via das suas profissões, é fácil aos bombeiros acorrerem.
De referir ainda que a ambulância doada está equipada para responder a situações de socorro tal como uma ambulância do INEM. É a única daquele corpo a possuir maca hidráulica e cadeira de rodas amovível. Possui ar condicionado e está iluminada como ambulância de socorro. Falta-lhe apenas um monitor que forneça informação sobre os sinais vitais os seus ocupantes e a corporação tem esperança que essa possa ser uma próxima oferta de outro ou outros amigos.



Um acto de gratidão

Alfredo Silva é natural da Freixianda e diz que a ideia de oferecer esta ambulância surgiu num jantar da Liga de Amigos onde o presidente da corporação referiu a falha deste equipamento, apelando à união da população, no sentido de dotarem o corpo de bombeiros da mesma. E Alfredo Silva decidiu oferecê-la porque, disse ao Notícias de Ourém, se sentia grato por serviços prestados pelos bombeiros. Esta foi pois, uma bonita forma de mostrar essa gratidão. Não se trata de uma prenda qualquer, dado o seu valor, também em termos económicos mas Alfredo Silva, em relação a isso, diz que «quando queremos muito, conseguimos» e o segredo é «abdicar de outras coisas».
O ainda jovem empresário começou a trabalhar aos 12 anos no ramo das carnes, tendo-se voltado, nos últimos anos, para a construção civil com o grupo Urbe, sediado em Fátima.

Sem comentários: