02 novembro 2006

Santa Casa vai abrir lar em 2007

A Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém estreou uma nova viatura para apoio domiciliário na comemoração do primeiro aniversário, a 27 de Outubro.
Trata-se de uma viatura oferecida pela filha de José Justino das Neves e Maria Rosa Henriques das Neves, Natália Neves e António Viera que "quiseram assim homenagear os seus pais e sogros", assinala o presidente da Santa Casa, Vítor Frazão.
Em Janeiro de 2007, a Santa Casa terá a funcionar o lar residencial, para 26 pessoas, num espaço arrendado, em Fátima. "Era uma residencial e nós depois de muitas tentativas conseguimos que ela reunisse condições. Neste instante, temos parecer da segurança social, bombeiros e centro de saúde que aprovaram o projecto", refere Vítor Frazão. A sede e lar transitória da Santa Casa Fátima-Ourém funcionará na Estrada de Leiria, junto à rotunda norte.
Ali funcionará também a cozinha do serviço de apoio ao domicílio, para os 15 utentes que, nesta primeira fase, a Santa Casa irá apoiar. "Vamos começar um projecto: Viver saúde", salienta ainda Vítor Frazão. "São projectos marcantes para uma Santa casa que se esforçou por mostrar obra", refere o responsável.
Esta sede é arrendada. "Vamos arrendar por 10 anos, renováveis por períodos de cinco. Pensamos que é um tempo suficiente para encontrarmos um terreno para a sede exacta da Santa Casa".
Ainda em início de actividade, a direcção da Santa casa já está a efectuar o levantamento topográfico de vários terrenos, estudando assim a possibilidade de iniciar a construção da sua sede social e também um espaço para serviços e lar.
Para a valência de lar, os responsáveis estão a receber inscrições de munícipes de todo o concelho. " O serviço ao domicílio, vamos começar, nesta fase, com utentes de Fátima porque as outras freguesias estão servidas pelos centros de dia e apoio domiciliário", explica Frazão. O responsável salienta também que "não vamos criar concorrência" referindo-se à outra instituição, em Fátima a fazer este trabalho, o Centro de dia e apoio domiciliário de Fátima. "Nós vamos satisfazer a pretensão de muita gente", refere.
Durante a eucaristia que antecedeu a bênção da nova viatura, o padre Rui Marto salientou o caminho que a Santa casa deve seguir, no serviço aos "mais pobres, mais humildes, mais sozinhos".

Sem comentários: