14 dezembro 2006

COMPRAS DE NATAL: Consuma com moderação, o que conta é a intenção

Na época natalícia em que o apelo comercial invade as nossas casas e o clima eufórico das compras influencia os nossos comportamentos, o consumo supérfluo é estimulado e pode agravar as situações de endividamento excessivo.
Desde 2000 que a DECO tem acompanhado a situação de endividamento dos consumidores portugueses, que não tem parado de crescer. Muitos consumidores têm ultrapassado claramente a sua taxa de esforço e esquecido a poupança. Muitas famílias vivem situações de pobreza, ou melhor de uma nova pobreza, onde há algum rendimento que é imediatamente sacado pelos credores, mas falta dinheiro para as necessidades básicas. O hábito de guardar uma parte do subsídio de Natal para efectuar um pequeno pé-de-meia já não faz parte da vida da maioria das famílias portuguesas.
Consuma com critério e com moderação
- Procure saber qual o montante total que dispõe para as suas compras de Natal sem comprometer o seu orçamento familiar.
- Faça uma lista com o nome das pessoas a quem pretende oferecer os seus presentes e uma quantia limite para cada uma delas.
- Resista aos apelos da publicidade e do marketing, não compre por impulso. O crédito fácil acaba por conduzir a um consumo excessivo.
- Se necessitar, efectivamente, de recorrer ao crédito, não decida no momento. Avalie os produtos existentes no mercado e peça simulações.
- Compare preços antes de comprar.
- Se pretende adquirir produtos electrónicos, deve procurar conhecer o produto, solicitando uma demonstração e verificando se tem manual de instruções em Português.
Deve guardar o talão de compra e verificar se a embalagem do produto também tem as informações em língua portuguesa.
- Se vai oferecer uma peça de vestuário ou um livro recolha informações acerca da possibilidade de efectuar uma troca e, em caso afirmativo, solicitar que esta informação seja escrita, por exemplo no talão com o respectivo prazo para troca do artigo. Guarde o talão de compra.
- Ao comprar brinquedos, tenha desde logo em atenção a idade da criança. Procure oferecer algo que seja pedagógico e educativo. Leia com atenção todas as informações. Tenha especial cuidado na escolha de brinquedos destinados a crianças com menos de 3 anos. Verifique atentamente se existem arestas cortantes ou pontiagudas, peças destacáveis ou materiais facilmente inflamáveis.
A DECO aconselha os consumidores a realizarem uma avaliação criteriosa no recurso ao crédito ao consumo, incluindo o uso do cartão de crédito, para as suas compras de Natal, pois poderão ver aumentada a sua situação de endividamento.
Lembre-se que uma boa prenda para si e para a sua família poderá ser iniciar uma poupança.
www.deco.proteste.pt

Sem comentários: