14 dezembro 2006

Nersant apresenta sociedade de capital de risco

Chama-se Nerventure, é uma sociedade de capital de risco que a Nersant apresentou aos empresários do concelho convidando-os a participar, numa sessão para identificar potenciais investidores.
Esta empresa tem então como objectivo apoiar projectos de expansão e modernização bem como novos investimentos, explicou Pedro Félix. Excluídos estão projectos de reestruturação de empresas e injecções de capital.
É composta, em primeira instância pelas associações empresariais de quatro distritos: Nersant (Santarém) Nerlei (Leiria) Nerpor (Portalegre) e Nercab (Castelo Branco). Associar-se-ão depois a Associação empresarial Portuguesa e investidores qualificados – empresas SGPS.
Esta sociedade terá sede em Leiria, porque este distrito se apresenta com empresas e com massa crítica. Será constituída até final do ano e terá um capital inicial de três milhões, o FIQ Nercapital 1. Neste investimento que se prevê a duração de dez anos, prevendo-se os três primeiros anos de investimento, os quatro a cinco seguintes de maturação e os últimos dois a três de desinvestimento.
O presidente da Nerventure será um ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos. O nome é apontado como garantia para os empresários ainda que seja salvaguardado que se trata de um "negócio de risco" e que não é garantido um retorno com lucros. Nem sequer é garantido o capital inicial.
Em Janeiro de 2007 a sociedade de capital de risco deverá estar a funcionar em pleno e a identificar oportunidades de investimento.

Sem comentários: