14 dezembro 2006

Presépios em exposição



São vinte e dois presépios de diferentes proveniências do mundo. Estão em exposição até 18 de Fevereiro de 2007, na galeria de São Miguel.
O objectivo é "evangelizar o Natal através da arte". "Há tudo à nossa volta menos reconduzir o natal ao que era", salientou durante a inauguração da exposição, Frei Lopes Morgado.
E no meio do consumismo e do frenesim "entrar na galeria e ver a exposição" de presépios é uma recondução ao verdadeiro espírito de Natal.
"Não fui eu que quis fazer esta colecção, foi ela que se impôs", um presépio atrás do outro, referiu o frade capuchinho.
As peças são de frei Lopes Morgado, frade capuchinho e fazem parte da colecção do Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima. Fazem parte de um espólio de mais de 750 que ficou enriquecido com mais um presépio da Tunísia e outro de Marrocos elevando para 57 o número de países que estão representados.
Nesta exposição estão representados dez presépios de Portugal e de outros países, entre eles: Alemanha, Peru, Espanha, Egipto e Grécia.
Frei Lopes Morgado proporcionou aos presentes na inauguração uma visita pela exposição explicando alguns detalhes dos mesmos.
Os presépios já fazem parte da sua vida há muito, tendo sempre oferecido exemplares. Em 1993 quando vem para Fátima traz apenas um. Hoje, a colecção ultrapassa as sete centenas e meia.
Esta mostra fica completa com um filme, imagens recolhidas de todos os presépios que compõem a colecção e que pode ser visualizado no mesmo espaço.
Pode ser visitada, em tempo de Natal, no horário normal de abertura ao público da galeria.

Sem comentários: