11 janeiro 2007

Papa não vem a Fátima

Contrariando as expectativas, o Papa não estará em Fátima no encerramento das comemorações dos 90 anos das Aparições e inauguração da igreja da Santíssima Trindade, em 13 de Outubro de 2007.
A impossibilidade de agenda, deste ano, foi apontada como um motivo para esta recusa.
Aos jornalistas, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Carlos Azevedo salientou que o Santo Padre, «até pela sua idade, restringe as suas saídas».
Em sua representação pessoal virá um cardeal, seu legado a esta inauguração, a quem a Conferência Episcopal deverá apresentar um convite.
O convite formal ao Sumo Pontífice, feito pelo presidente da Conferência Episcopal, Jorge Ortiga e pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, António Marto ocorreu em audiência geral a 13 de Dezembro de 2006.
Antes, em Outubro e por diversas ocasiões, o prelado diocesano que tem a jurisdição sobre o Santuário de Fátima havia manifestado a sua convicção que o convite seria aceite.
Bento XVI, então cardeal Ratzinger presidiu à peregrinação internacional aniversária de Outubro de 1996 e foi um dos pelo comentário teológico à terceira parte do segredo de Fátima, revelada em 2000.

Sem comentários: