08 fevereiro 2007

SAP prestes a encerrar

Tudo leva a crer que o SAP de Ourém venha a encerrar num futuro próximo, apontando-se para tal o mês de Março.
Em sua substituição deverá aparecer o chamado AC – Atendimento Complementar. Em vez de atendimento permanente durante a noite, o serviço deverá estar encerrado entre as 22h00 e as 8h00.
De acordo com fonte médica esta é uma situação que já se esperava e embora nada haja ainda de absolutamente definitivo, a mesma fonte considera que esta será a melhor solução. Isto porque desde há muito que não aparecem, no Centro de Saúde de Ourém, situações de grande urgência, à noite. Quando ocorrem acidentes, os bombeiros levam os poli-traumatizados de imediato para o hospital mais próximo, seja o de Leiria ou um dos do Médio Tejo. Mas, mais importante que isso, considera a nossa fonte, é que vai ser possível reforçar o atendimento diurno dos médicos. Muitos destes já ultrapassaram os 50 anos e, portanto, deixaram de fazer urgência à noite pelo que, dada a falta de médicos, a solução apontada é considerada a melhor já que permite optimizar o trabalho dos profissionais de saúde.
Na passada terça-feira, sob o fecho desta edição, decorria no Centro de Saúde de Ourém, uma reunião com o coordenador regional, com o objectivo de, segundo o mesmo, «construir soluções alternativas que permitam reforçar o atendimento diurno».
Quanto ao facto destas alterações poderem ocorrer já no próximo mês de Março, Fernando Afoito diz tratar-se de especulação.

Sem comentários: