08 fevereiro 2007

Selecção nacional de iniciados treina na pista do Escandarão: Motocross faz escola em Ourém



Na sua última Assembleia-Geral, a Federação Nacional de Motociclismo havia anunciado a criação de uma "Escola de Motocross".
Para materializar o projecto a Comissão de Motocross convidou para um estágio específico oito pilotos que permanecem na classe de Iniciados em 2007. O objectivo da iniciativa é avaliar as potencialidades e disponibilidades dos pilotos para integrarem a "Escola de Motocross F.N.M.".
O estágio teve lugar no passado fim-de-semana, em Ourém. A primeira parte foi uma reunião com o preparador físico Jorge Brioso, durante a manhã do primeiro dia, na Ourearte. Depois, os participantes seguiram para a pista do Escandarão, para treinos com as respectivas motos. Foram convidados os pilotos João Nuno Barbosa, Diogo Ventura, Daniel Pinto, Jayson Thomas, Ivo Fernandes, Luís Oliveira, Duarte Claro e Fábio Maricato.
Ao Notícias de Ourém, Jorge Brioso explicou que este encontro teve como objectivo «reuni-los aqui para fazer um trabalho de acompanhamento tendo em vista a criação de uma equipa nacional para disputar o europeu».
Trata-se de oito jovens entre os 11 e os 15 anos, oriundos um pouco de todo o país e que para já contam apenas com o apoio da Federação, enquanto procuram patrocinadores.
A escolha da pista de Ourém para este primeiro encontro foi, segundo o treinador, por se tratar de «uma das melhores pistas do país, que permite todo o tipo de saltos e de curvas». Para Jorge Brioso, trata-se de uma pista «excelente para observação em mota».
Por isso o seleccionador e treinador garante que virá a Ourém mais vezes com os seus pupilos «dadas as condições da pista e o acolhimento recebido em Ourém», afirma, referindo «o apoio e a disponibilidade demonstradas pela Câmara e Junta de Freguesia», concretizado também com a cedência de um espaço, na Ourearte, durante a manhã para os trabalhos teóricos que passaram pela apresentação do projecto.
Como Portugal não tinha equipa de iniciados, Jorge Briosos aponta este como um «projecto inovador, aprovado por dois anos». Os jovens estão agora num momento em que treiná-los constitui um desafio já que se encontram «numa fase entre o amadorismo e o profissionalismo» o que, para este responsável, «é uma fase excelente para trabalhar com miúdos».
Para além da teoria e de, simplesmente andar de mota, Jorge Brioso faz ainda a preparação física dos jovens que depressa percebem a importância de uma boa preparação para praticarem a modalidade.
Quanto a tratar-se de jovens estudantes, a prática da modalidade não põe em causa o seu desempenho nas aulas, até porque os estágios decorrem aos fins-de-semana e a restante orientação, que têm que desenvolver, recebem-na por e-mail.
Promover o espaço
Do ponto de vista do Natureza Motor Clube e da entidade proprietária da pista, pretende-se, com este tipo de acções, promover o espaço, tornando-o numa referência não só nacional mas também internacional.
Já neste ano de 2007 para ali estão previstas actividades constantes, praticamente em permanência, não apenas no que respeita ao motocross mas também noutras modalidades.
Para que tal aconteça em pleno, falta apenas resolver algumas condicionantes, permitindo assim a construção das infra-estruturas que vão dos balneários à torre de controle e a edifícios de apoio que contemplarão cafetaria, lojas, centro de estágios, oficinas, etc. Espera-se que a sua construção se inicie ainda este ano, logo que o projecto seja aprovado pela autarquia.
Entretanto, as actividades vão decorrendo, estando já programadas, para além das provas oficiais de que temos vindo a dar conta, nos próximos dias 10 e 11 de Fevereiro, um estágio para todos os pilotos do campeonato nacional, que terá como formador o ex-campeão nacional César Peixe, e que trará a Ourém cerca de 40 pilotos. Os portões da pista vão estar abertos e as entradas são livres para que os amantes da modalidade possam assistir aos treinos.
No fim-de-semana seguinte, 17 e 18 de Fevereiro, haverá outro estágio, desta feita para a classe sénior, tendo sido convidados os pilotos classificados entre o 7º e o 40º lugar do campeonato nacional de 2006. Isto porque os pilotos que irão representar Portugal no motocross das nações, possivelmente farão estágios com as próprias equipas, inclusivamente no estrangeiro embora possam vir a estar presentes, caso o solicitem. Mais uma vez, o treinador será César Peixe.
À pista de Ourém, dadas as suas características, os pilotos vem sobretudo treinar posturas de pilotagem, atitudes a tomar perante as mais diversas situações de corrida, a forma mais correcta de ultrapassar obstáculos e ainda treinar todos os tipos de salto, já que a pista oferece todo o tipo de saltos possível.
Os pilotos, na maioria dos casos, para além das equipas técnicas, trazem consigo familiares e amigos. Esta é também uma forma de o concelho se tornar conhecido porque muitas das pessoas que vêm passam cá o fim de semana, contribuindo, igualmente, para ajudar à revitalização do comércio, em particular da hotelaria e restauração.
100 pilotos confirmados
Entretanto, já está tudo a postos para a prova inaugural do campeonato regional Romoto que ali tem lugar dia 25 de Fevereiro e que, ao momento do fecho desta edição, contava já com a presença garantida de 100 pilotos.

Sem comentários: